Com apoio Militar, Prefeitura anuncia escola em tempo integral para 2019 em Canaã dos Carajás

A nova escola terá a disciplina Ordem Unida, gerida pela Polícia Militar.
Escola Ronilton Aridal da Silva - Escola Militar | Foto: Seny Lima I Portal Canaã

Essa será a primeira unidade da modalidade em Canaã dos Carajás. Nesta segunda-feira (12), a Secretaria Municipal de Educação vai apresentar o projeto aos moradores, no Centro Comunitário do bairro Residencial Canaã, às 18h. Entre os benefícios do ensino em tempo integral estão melhora do desempenho escolar, a promoção da prática de atividades extracurriculares e a segurança dos estudantes.

Destinada ao atendimento dos alunos do 1° ao 9° ano, a unidade terá apoio da Polícia Militar, que vai auxiliar na coordenação disciplinar da escola por meio da inclusão da disciplina ordem unida. Outra disciplina a ser ministrada na escola será libras. O horário das aulas está previsto para de 7h30 às 17h30, com três períodos para alimentação. As obras da nova unidade de ensino têm previsão de conclusão em dezembro, e terá capacidade para acolher 800 alunos.

I Feira Regional de Artesanato começa hoje em Canaã dos Carajás

Ensino em Tempo Integral

Caracteriza-se pela extensão do tempo do alunos na escola, em turno e contra turno escolar. Durante metade de um dia letivo, os estudantes estudam as disciplinas do currículo básico, como português e matemática e, no o outro período, os estudantes tem atividades ligadas às artes, esporte, cultura, entre outros.

A medida visa cumprir o Plano Municipal de Ensino – que prevê a implantação de 25% das escolas em tempo integral, até 2024. Países com alto índice de aproveitamento na educação seguem utilizam a modalidade, como a Coréia do Sul, Japão, Irlanda e Finlândia, por exemplo.

Prefeitura de Canaã dos Carajás prevê arrecadar cerca de R$480 milhões em 2019

Pesquisadores afirmam que a educação em tempo integral pode fomentar o estímulo à leitura e a realização de tarefas, oferecer diversidade de atividades, viabilizar e incentivar a prática de esportes, promover o lazer, cultura e o saber tecnológico, gerir adequadamente o tempo dos estudantes, fortalecer hábitos de higiene, ajudar a criar identidade e autonomia de crianças e adolescentes, disponibilizar uma orientação nutricional adequada e garantir a segurança dos alunos.

Por:  Vinícius de Paula / PMC

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário