Com alta da carne, venda de pescado dispara em Canaã dos Carajás

Foto: Silvia Lopes

Nos últimos dias, a carne vermelha virou artigo de luxo na mesa dos brasileiros. Em Canaã dos Carajás, segundo os açougueiros, a alta que já chegou ao consumidor final, reduziu significativamente a procura pela carne bovina. Em um açougue localizado na Av. Weyne Cavalcante, as vendas sofreram uma queda expressiva de 40% e já preocupa comerciantes. “Já deu interferência aqui nas vendas que caíram bastante. Pelas notícias recentes, a tendência é só piorar e isso é preocupante, porque nós vivemos disse”, relatou o açougueiro Joilson Oliveira.

O kg da picanha, por exemplo, que antes custava R$ 35, está sendo comercializada a R$ 50, o que representa uma alta de 70%. Outros cortes como o contrafilé, alcatra, coxão duro, patinho, que antes custavam em torno de R$ 22, está chegando ao consumidor por R$30. A costela subiu de R$10 para R$15 o kg, enquanto o fígado sofreu alta de 30%.

Para não perder clientes, o Valdeir Gonçalves tem feito o possível para manter o preço do produto, mas confessa que não sabe até quando vai conseguir segurar o repasse. “Embora tudo esteja ficando caro, eu estou tentando segurar o máximo possível para não repassar o aumento para os nossos clientes”.

Um dos principais motivos para a alta da carne é o aumento das exportações brasileiras para a China. Em razão da valorização do dólar, os produtores brasileiros têm preferido exportar o produto.

Os restaurantes também já sofrem com o reflexo da redução da oferta interna. Quem antes comprava 8kg de carne vermelha por dia para servir aos clientes, hoje consegue comprar apenas 5kg. Em outros casos, o jeito foi reduzir a porção para não aumentar o preço da refeição. “Esse aumento tem me prejudicado bastante e se eu repassar para os meus produtos, eu perco venda e cai o meu movimento. Está muito difícil, antes eu gastava em torno de R$ 260 de carne todos dos dias, hoje eu gasto mais de R$ 300 e ainda fica faltando”, destacou Ilza Silva, comerciante.

Com toda essa alta, os consumidores canaanenses estão substituindo a carne vermelha pela branca, resultando no aumento da venda de pescado. O Donizete Silva vem comemorando suas vendas desde a semana passada, quando a procura por peixe cresceu em seu box. “As vendas aumentaram bastante. Nessa última semana mesmo, eu tive um lucro além do esperado, minhas vendas aumentaram mais de 20%”.

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