Casa da Cultura de Canaã dos Carajás dá a largada no carnaval a partir deste sábado

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Vista aérea da Casa da Cultura da Vale de Canaã dos Carajás. Foto: Ricardo Teles
Vista aérea da Casa da Cultura da Vale de Canaã dos Carajás. Foto: Ricardo Teles

O pré-carnaval já chegou e a Casa da Cultura de Canaã dos Carajás vai cair nafolia, a partir deste sábado (18), com ensaios abertos do Bloco Unidos de Sete Meses que ocorrerão até o dia 8 de fevereiro. Os ensaios acontecem às 18h e são um preparativo para o grande desfile do bloco, no dia 16 de fevereiro.

Pensando também no público que opta por uma programação mais tranquila, a Casa da Cultura preparou um passeio turístico, histórico e cultural por Canaã dos Carajás, no dia 25 de janeiro. O tour começa às 8h, partindo da Casa, e segue pelos principais marcos históricosde Canaã. O circuito tem previsãode seis horas de duração.

A exposição “Panorama” segue em cartaz na  Casa. A mostra apresenta as multifaces da região amazônica em 23 obras produzidas pelo artista Afonso Camargo Fona com técnicas de aquarela e óleo sobre tela, e faz um convite a reflexão da necessidade emergencial para a discussão de problemáticas ambientais e preservacionistas do ser humano com o planeta.

De segunda a sábado, no Centro Cultural de Parauapebas, o público também pode conferira exposição “Natural de Onde Venho” até o dia 31 de janeiro. São doze quadros produzidos pela professora Celeste Mendes da Silva em conjunto com os alunos da Escola Teotônio Vilela, de Canaã dos Carajás. As obras exaltam a importância de se atentar ao espaço em que vivemos e a preservação da natureza.

Veja também:  Canaã dos Carajás segue com 3 casos suspeitos e 0 confirmados de Coronavírus

Cinema na Casa! Prepare a pipoca que o filme “Para Onde Foram as Andorinhas?” está sendo exibido em duas sessões de segunda a sexta, às 9h e às 15h, na Casa da Cultura. Da diretora Mari Corrêa, a produção coloca em cenas os impactos climáticos nas vidas de índios do Parque Indígena do Xingu.

Para os pequenos

A criançada vai poder conhecer um pouco do passado e se divertir com brincadeiras tradicionais as segundas e quartas do mês, às 10h e às 16h. De cabo de guerra a pique-bandeira, a ação visa estimular a criatividade e trabalhar a coordenação motora das crianças.

Toda quinta-feira, o Clube da Leitura explora a imaginação dos leitores com o livro O Jardim da Bruxa. A atividade acontece às 10h e às 16h na Sala de Leitura, que conta com um acervo de mais de 5 mil livros.

Toda sexta tem contação de história, às 10h e às 16h. A atividade estimula a imaginação, acriatividade e a oralidade, além de incentiva o interesse pela leitura e a formação intelectual e social das crianças participantes.

Casa da Cultura de Canaã

A Casa da Cultura é um centro cultural gerido pela Fundação Vale e mantido pela Vale, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo, com o objetivo de contribuir com a democratização de acesso à cultura e valorização das mais diversas manifestações e expressões artísticas da região.

Veja também:  Servidores públicos de Canaã dos Carajás receberão em datas diferentes; confira

Em 2019, o espaço contou mais de 24 mil visitantes. Ao longo do ano, entre as várias ações promovidas pela Casa, 13 oficinas de dança, artesanato, pintura  e quadrinhos contaram com a participação de 550 pessoas.

Deixe uma resposta

+ Sobre