O prefeito de Canaã dos Carajás, Jeová Andrade, destacou que, nos próximos meses, o município deve passar a contar com mais dois espaços de lazer para a população, após a entrega da Praça da Bíblia, no Bairro Novo Horizonte, nesse fim de semana. O local, que já está aberto à população, ainda vai ganhar academia de saúde, playground e quiosques de alimentação, e deve ser inaugurado em uma data a ser definida, com um culto ecumênico.

Segundo o prefeito, a Praça da Cultura, no bairro Jardim das Palmeiras, também já deve ser entregue à população, com data prevista para o Dia das Mães (segundo domingo de maio). “Já recebi a informação de que a Praça da Juventude, no campo do Papai Noel, deve ficar pronta em no máximo 30 dias”, anunciou, durante entrevista ao programa Fala Cidade, da TV Correio. O prefeito comemorou o fato de que as crianças e a população de Canaã “terão mais espaços para se divertirem e conviverem”.

Sobre o ritmo do governo após o seu retorno ao cargo, Jeová afirmou estar otimista. “Acredito que a fase difícil de Canaã está passando e em breve o município se tornará um grande canteiro de obras”, afirmou. Segundo ele, mesmo nos momentos difíceis, com queda de receitas, a administração não parou. “Mas agora, com as receitas voltando a crescer, temos condições de trabalhar muito mais”.

Educação

O prefeito anunciou ainda que mais quatro ônibus escolares passarão a circular no município, diminuindo a dificuldade com a superlotação no transporte escolar. Jeová destacou que, com o fim do turno intermediário, um número maior de alunos passou a ser transportado no mesmo horário, criando o problema.

Ainda segundo ele, com a construção já prevista de uma nova Escola Municipal próximo ao Residencial Canaã, será possível “praticamente eliminar o transporte na zona urbana e atender com mais eficiência a zona rural”.

Saúde

Jeová Andrade também reforçou a mudança no sistema de atendimento da saúde, com a ampliação do funcionamento nas Unidades de Saúde da Família (USF), que passam a atender das 8h às 19h, sem necessidade de marcação prévia.

Ele reconheceu uma queda na qualidade do atendimento, devido a diminuição de recursos, mas destacou que a administração “está buscando melhorar a saúde de novo, pois a população precisa ser atendida com qualidade”.

O prefeito ainda informou que estuda a transferência da administração do Hospital Municipal para uma Organização Social (OS), modelo que, segundo ele, vem sendo implantado em grandes centros do país, para diminuir a burocracia. “Muitos municípios estão utilizando para melhorar a qualidade, por ser menos oneroso para o município e mais eficiente”.

Fonte: Ascom PMCC – Texto: Wellington Borges