Canaã dos Carajás receberá R$ 100 mil de compensação ambiental

O Parque Natural Municipal Veredas dos Carajás receberá R$ 100 mil de recursos dos créditos da compensação ambiental federal do projeto da linha de transmissão 800 KV Xingu – Estreito e Instalações Associadas. O projeto se refere à linha de transmissão de energia elétrica da Usina de Belo Monte, que terá 2.087 Km de extensão, com início na subestação Xingu, no município de Anapu (PA), e término na subestação de Estreito, no município de Ibiraci (MG). A inclusão do parque de Canaã dos Carajás foi comunicada à Secretaria de Meio Ambiente do Município nesta quarta-feira (6), pelo coordenador da Câmara de Compensação Ambiental do IBAMA, Antônio Celso Junqueira Borges. Estes recursos deverão ser aplicados no Parque Veredas conforme o previsto em seu Plano de Manejo aprovado em 2015.

O Parque Natural Municipal Veredas dos Carajás é uma unidade de conservação municipal criada em 2011 com a Compensação Ambiental do Projeto Sossego, abrigando em seu interior a Barragem do Verde, principal manancial de abastecimento de água do município.

A unidade de conservação teve seu plano de manejo aprovado em 2015 e foi cadastrada no Sistema Nacional de Unidades de Conservação no mesmo ano. Esse cadastro permite que a unidade receba recursos da compensação ambiental de projetos de significativo impacto ambiental em instalação ou operação na região.

No cronograma de atividades previstas no plano de manejo estão a recuperação florestal, estruturação, proteção e defesa do Parque e conscientização. O plano propõe, por exemplo, a construção de uma nova portaria para a área de preservação, de uma rede anti-incêndio, viveiros, além de uma estrutura para visitação assistida e ações de educação ambiental.

ASCOM/PMC

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário