Canaã dos Carajás avança para se tornar uma ‘Cidade Inteligente’

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Canaã dos Carajás está cada dia mais próxima de ser tornar uma Smart Cities (Cidade Inteligente), após convênio entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico – SEMDEC, Com a Universidade Federal do Pará – UFPA e interesse de pesquisadores de outros países em fazer intercâmbio e troca de conhecimento com o município, que almeja se tornar um centro de desenvolvimento tecnológico.

A iniciativa foi apresentada ao Portal Canaã durante uma palestra sobre Machine Learning na Mineração na programação do seminário Mineral Service Carajás 2019, apresentada pelo professor Renato Francês, da UFPA, onde foi anunciado que professore pesquisadores de duas universidade da Suécia, manifestaram interesse em fazer parte do projeto Smart Cities, que está sendo implantando em Canaã dos Carajás.

O projeto está sobe análise da UFPA, que deve apresentar um relatório de viabilidade de implantação da estrutura de datacenter, dispositivos inteligentes de interfase e redes de fibra ótica, nos próximos meses.

Essa palestra é a primeira materialização do projeto, que foi mandado para Suécia, onde duas universidade se interessaram em vir para Canaã dos Carajás fazer esse intercâmbio de tecnologia e informação. O projeto Smart Cities, além de trazer uma série de benefícios no uso de internet da coisas, irá transformar Canaã no maior polo do Brasil, de desenvolvimento de software de utilidade pública.“, afirmou Jorge Tomazi, Coordenador do Distrito Empresarial, que comporta o Polo Universitário.

  "Eu vou trabalhar firme no combate à pobreza", diz prefeita Josemira Gadelha em cerimônia de posse.

Segundo Tomazi, o projeto prevê que Canaã dos Carajás tenha vários laboratórios de teste e desenvolvimento, que será responsável por toda a inovação e exportação de tecnologias.

Nós vamos ter Data Center’s, um ambiente de produção, onde empresas interessadas de todo o mundo, que queiram usar nossa estrutura, se instalem aqui, desenvolvam inteligência e vendam tecnologias a partir de Canaã dos Carajás. Esse é um projeto de médio e longo prazo.“, enfatizou.

Alunos de Canaã dos Carajás desenvolvem robôs e apresentam na 4ª Fenecan

Deixe uma resposta

Leia mais