Canaã dos Carajás afunda no desemprego com quase 8 mil demissões em 2017

Além de gerar impostos e movimentar a economia, o setor de mineração também é responsável por milhares de empregos, mas a dependência do setor é uma relação perigosa. Com a implantação do projeto bilionário da Vale, considerado o maior empreendimento da história da mineradora o Complexo S11D Eliezer Batista, de 2014 até junho de 2016, Canaã dos Carajás, despontou como a cidade que mais abriu vagas com carteira assinada o saldo de contratações foi de 5,1 mil.

De principal polo de atração de emprego a cidade que demitiu quase 8 mil trabalhadores em 2017. Após implantação do maior empreendimento da história da mineradora Vale, Canaã dos Carajás tem desemprego e comércio em crise. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, de janeiro a outubro a cidade já demitiu 7.688 empregados e contratou apenas 2.338 ocasionando o fechamento de 5.330 postos de trabalho.

Só no mês de outubro, por exemplo, foram 389 demissões em Canaã dos Carajás e apenas 194 admissões ocasionado o fechamento de 195 postos de trabalho. As ocupações que mais desligaram foram serventes de obras 878 desligamentos, seguido da profissão de pedreiro com 431 desligamentos, montador de maquinas com 348 desligamentos e montador de estruturas metálicas com 332 desligamentos.

A esperança está no Distrito Industrial e Polo Universitário

O município de Canaã dos Carajás vai ganhar uma área que será transformada em distrito industrial e Polo Universitário. O espaço, onde foi realizada a pré-montagem da Usina do S11D, foi doado pela Vale por meio de acordo assinado entre a mineradora e a prefeitura no dia 25 de outubro. A área, que já conta com infraestrutura elétrica, hidráulica, sanitária e pavimentação, vai gerar oportunidades de trabalho, renda e desenvolvimento para a cidade.

Com a infraestrutura já montada, o distrito permitirá a atração de indústrias e empresas prestadoras de serviços. Também facilitará a instalação de companhias voltadas para o reaproveitamento de resíduos, além da mobilização de micro e pequenas empresas em associações e cooperativas industriais.

Equipe de Redação do Portal Canaã

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário