Aumenta número de trabalhadores demitidos em pequenas empresas de Canaã dos Carajás

Conforme estudo elaborado pela Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará (FAPESPA) o resultado do Mercado de Trabalho paraense em abril de 2016 pode ser avaliado através do tamanho do estabelecimento (porte por número de vínculos).  Empresas de pequeno porte dão resultados animadores para o mercado de trabalho paraense, dados analisados pela instituição revelam que empresas com até quatro funcionários geraram +1.161 novos vínculos empregatícios em abril deste ano, sendo que, desse total, o setor de serviços colaborou com 641 novos vínculos.

Entre os municípios paraenses, os municípios que mais reduziram emprego foram Canaã dos Carajás (-529 vínculos), Belém (-403 vínculos) e Barcarena (-356 vínculos). A baixa anotada em Canaã dos Carajás deve-se ao elevado número de desligamentos na atividade de obras de montagem industrial (-414 vínculos). Em Belém, o deficitário desempenho se justifica pelo saldo negativo nas atividades obras de alvenaria (- 158 vínculos) e construção de edifício (-147 vínculos). Quanto a Barcarena, a atividade de construção de edifícios (-310 vínculos) foi responsável pelo maior saldo negativo na municipalidade.

Curionópolis foi o que apresentou o maior saldo positivo de emprego, com 398 novos vínculos empregatícios, seguido por Vitória do Xingu (191 vínculos) e Parauapebas (113 vínculos), sendo a Construção Civil o setor propulsor na geração de emprego desses municípios. Curionópolis obteve destaque com a construção de barragens e represas para geração de energia elétrica, contabilizando 380 vínculos. Por sua vez, Vitória do Xingu apresentou bom desempenho em função da demanda por mão de obra verificada na atividade de montagem de estruturas metálicas (160 vínculos). Quanto a Parauapebas, a atividade de obras de instalações em construções (114 vínculos) foi a que criou maior número de vínculos empregatícios.

Ranking

 

Redação do Portal Canaã

 

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *