Aulas presenciais na rede pública de Canaã permanecem suspensas e sem previsão para retorno

Escola Benedita Torres / Foto: @jorgeclesio

O município de Canaã não deve atender à medida do Governador Helder Barbalho (MDB), que anunciou a retomada das aulas nas escolas das redes pública e privada à partir do dia 1º de setembro.

O anúncio foi feito durante uma coletiva de imprensa realizada na manhã desta quarta-feira, 2, onde estiveram presentes as secretárias de educação, Roselma Milani e de saúde, Daiane Celestrini além do procurador do município, Charlos Melo.

Na ocasião, Roselma ressaltou que, para que as aulas presenciais sejam retomadas, será necessário que o município realize uma avaliação juntamente com os pais de alunos acerca da viabilidade do retorno às salas de aula.

“A rede pública não retorna agora, porque nós precisamos de algumas orientações dos Conselhos Nacional e Estadual de educação e demais órgãos, para que nós possamos realizar uma escuta pública com a comunidade. Os pais e responsáveis precisam participar dessa decisão, portanto, somente depois dessa escuta é que nós vamos deliberar o prazo para o retorno”, destacou Roselma.

Ainda que a retomada das atividades presenciais siga sem previsão, a secretária de educação, bem como a de saúde, já vêm estudando medidas de enfrentamento contra a Covid-19 nas escolas da cidade, uma delas é a redução da capacidade em sala de aula através de um retorno gradual às salas de aula. “Nós estamos em uma bandeira amarela, que significa que não estamos em estado de risco, a gente conseguiu controlar a epidemia no nosso município, por isso temos a permissão de voltar às aulas. Mas tem todo um cronograma que as escolas precisam seguir. Cada escola vai precisar seguir uma norma sanitária, não é porque está autorizados que as escolas vão poder abrir as portas e colocar os meninos para dentro. Não podem voltar 100% dos alunos, tem a questão do espaçamento e também não pode ter recreação coletiva”, complementou a secretária de saúde.

A secretária de educação esclareceu ainda que, mesmo que as aulas presenciais sejam retomadas, os pais não são obrigados a retornar. “Não tem problema se os pais não quiserem levar seus filhos para a escola, porque as aulas seguem remotas e o município está preparando para garantir internet aos alunos que não possuem”, finalizou.
A escuta pública deve ser lançada nos próximos dias e um decreto publicado em breve.

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário