Atendimento nas unidades de saúde em Canaã dos Carajás ganha destaque nacional – Portal Canaã

Atendimento nas unidades de saúde em Canaã dos Carajás ganha destaque nacional

Foto: Ascom/PMC

Os resultados da Atenção Básica de Saúde no município começam a chamar a atenção de todo o país. Um ano após as mudanças no método de acolhimento dos pacientes, extensão do horário de atendimento e instalação do prontuário eletrônico integrado, o número de atendimento nas unidades de saúde mais que o dobrou em relação ao ano anterior. Foi registrado um salto de 45 para cerca de 91 mil pacientes atendidos nas Unidade de Saúde da Família (USF).

O projeto desenvolvido pelos servidores públicos de Canaã dos Carajás foi destaque na I Mostra de Experiências Municipais em Saúde dos Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Pará (Consems), no qual foi selecionado dentre 50 outros trabalhos para ser apresentado no 35º Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), que será realizado entre os dias 2 e 5 de julho, em Brasília.

Atendimento das Unidades de Saúde de Canaã ganham destaque nacional
Números da Atenção Básica após as mudanças implementadas em abril de 2018 / Fonte: Semsa / Arte: Alex Lima

O trabalho iniciado em 2017, começou a vigorar em abril de 2018, mobilizou 362 profissionais. Segundo a diretora do departamento de desenvolvimento das redes assistenciais à saúde, Eliana do Vale, o projeto melhorou a qualidade da assistência e possibilitou maior controle dos indicadores de saúde.

Sabe-se, por exemplo que o município tem 49.026 usuários devidamente cadastrados (dados de 10 de abril de 2019). Segundo ela, “uma vez que temos o prontuário eletrônico, o médico tem a sua disposição registro, histórico de exames, diagnósticos e consultas dos pacientes de maneira rápida e integral, otimizando o serviço. Outro benefício é a possibilidade utilizar esses dados para a análise dos nossos técnicos, gerando mapeamentos diversos”, disse.

Inovação, acolhimento otimizado e horário estendido

Aliado à inovação tecnológica, outro fator que proporcionou a melhoria dos resultados foi a ampliação do atendimento, agora em tempo integral, das 8h às 18h. Segundo a coordenadora da atenção básica, Gizele Moreira, o fato das unidades de saúde estarem de portas abertas, sem interrupção do atendimento ao público, dá à população maior sensação de segurança, pois ela sabe que terá um posto de saúde aberto com a garantia do atendimento.

Essa certeza de ser atendido deve-se ao acolhimento à demanda espontânea, metodologia adotada pelo município que assegura ao usuário o atendimento na unidade no mesmo dia, podendo ser uma informação, agendamento de consulta, atendimento de urgência ou procedimento ambulatorial. A secretária de saúde Daiane Celestrini celebrou o reconhecimento: “desde o início, nos dispusemos a desenvolver um trabalho que atendesse à população com maior eficiência. Felizmente, começamos a colher os frutos e temos muito a avançar”, disse.

Por Vinícius de Paula / Ascom/PMC

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