Após repercussão, prefeitura de Canaã improvisa veículo para Zoonoses – Portal Canaã

Após repercussão, prefeitura de Canaã improvisa veículo para Zoonoses

Imagem do atual veiculo do Zoonoses de Canaã dos Carajás Foto: Silvia Lopes

Após denúncia feita pelo Portal Canaã, nesta quarta-feira, 22, a Unidade de Vigilância de Zoonoses retomou o serviço de captura de cães das ruas de Canaã dos Carajás. A atividade estava interrompida há cerca de oito meses, desde que o veículo da unidade, uma Mercedes- Benz Sprinter modelo OM 313 ano 2007, apresentou problemas mecânicos. Por se tratar de um modelo antigo, a falta de peças disponíveis no mercado tem dificultado o conserto.

Na semana passada, uma camionete Hilux cabine dupla foi adquirida e adaptada com uma gaiola na carroceria pela prefeitura para atuar na captura de animais. “Esse não é um carro próprio para o serviço, mas é um carro adaptado que pode ser utilizado tanto para os serviços de captura como também para casos de apuração de denúncias, coisas que nós não estávamos fazendo”, relatou Jean Carlos, gerente de departamento de Zoonoses.

Só no primeiro dia em que os serviços foram retomados, um total de seis animais foram recolhidos e encaminhados para a Unidade.

O veículo é improvisado, mas segundo Jean, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) já trabalha em uma licitação para a aquisição de um novo transporte apropriado para o serviço e que não ofereça riscos aos profissionais . “Esse veículo que está agora é provisório, mas já consegue atender a demanda que temos hoje. Se alguém ligar fazendo a denúncia e o animal estiver em via pública, nós vamos lá e fazemos a captura. A Secretaria Municipal de Saúde já está correndo atrás de fazer uma licitação para adquirir um veículo próprio para o Zoonoses”.

A camionete foi adquirida após grande repercussão da denúncia feita no site do Portal Canaã , no dia 8/05, de que os servidores da Unidade de Vigilância de Zoonoses de Canaã dos Carajás estavam arriscando a vida ao transportar animais com calazar dentro do porta-malas de um veículo impróprio, um Fiat Siena.

A Unidade, localizada Rua Constância Lino, no bairro Novo Horizonte 2, também realiza vacinação antirrábica, coleta de cães que representam risco à saúde pública e eutanásia de animais cujo bem estar esteja comprometido de forma irreversível. Para maiores informações, o cidadão deve entrar em contato com a unidade no número (94) 99150-4953.

COMENTAR VIA FACEBOOK

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.