Agroindústria de beneficiamento de mel será inaugurada em Canaã dos Carajás

Foto: Reprodução

A partir desta sexta-feira (21), a produção de mel da ‘Terra Prometida’ ganhará novo impulso com a inauguração da Agroindústria do Mel de Canaã à Associação de Apicutores (AACC), na PA – 160, Km 6. A construção é um sonho antigo dos produtores e faz parte do Programa Agir, com recursos financeiros do Complexo S11D e do Sossego. O Programa tem assegurado assistência técnica e preparação da associação para a gestão desse novo negócio.

Os investimentos sociais realizados pela mineradora Vale, nos últimos anos, envolvem também doação de equipamentos como mesas desoperculadoras, centrífugas, decantadores com peneira e cilindro, além de assistência técnica, em parceria com o Instituto de Socioeconomia Solidária (Ises).  Os apicultores receberam também kit mel, composto por caixas, macacões, fumegador, botas e luvas utilizados no manejo das colmeias.

O apoio tem contribuído também para o aumento da produção do mel em Canaã. Dados do IBGE revelam que, em 2013, o total de 2.700 quilos foram produzidos. Já em 2016, esse número subiu para 3.500 quilos. A expectativa da Associação dos Apicultores é de que o mel e seus benefícios continuem a chegar à mesa de mais consumidores. Segundo o presidente da AACC, Luiz Rodrigues, “a produção em 2017, ainda não foi registrada no IBGE, mas superou os 6 mil quilos”. Outro fator para o aumento está na força do associativismo. Segundo Sr. Luiz, o número de associados também cresceu passou de 17 para 53 sócios ativos atualmente.

 

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário