Agricultores da Vila Planalto investem em técnica que protege o meio ambiente

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Raimundo Leite, presidente da Associação de Agricultores da Vila, ao lado do trator doado pela Vale para melhorar produção na região

Agricultores da Vila Planalto, zona rural de Canaã dos Carajás, investem no plantio por meio dos SAFS – Sistemas Agroflorestais. Entre as vantagens estão o aumento da variedade de plantas e diminuição do risco de pragas e doenças, geração de trabalho e renda nas diferentes épocas do ano e também a proteção ao meio ambiente.

Isto porque o sistema junta o plantio de espécies agrícolas com espécies florestais, como a castanheira e o mogno. O plantio consorciado favorece a recuperação de áreas degradadas e contribui para o reflorestamento e consequente redução de gases poluentes, além de fortalecer a agricultura familiar.

Na Vila, 12 agricultores estão implantando sistemas agroflorestais. “Antes aqui era só capim, agora tem banana, feijão, caju e o mogno”, conta seu Raimundo Mendes. Ele que é também o presidente da Associação de Moradores da Vila Planalto, aconselha o investimento.

“Produtores que querem plantar eu aconselho os sistemas agroflorestais, porque essa atividade é bem importante, porque aqui tem de tudo e ainda ajuda a preservar o meio ambiente”, destaca o presidente.

O apoio com assistência técnica e capacitação veio da Vale. “Nosso objetivo é estimular a diversificação econômica e fortalecer ainda outras vocações na região, para desenvolvimento em paralelo a atividade de mineração”, diz o gerente de relacionamento com comunidade da Vale, Marcos Teixeira Almeida.

  Lago recreativo de Canaã dos Carajás está quase concluído

A Associação recebeu da empresa também um trator. O maquinário irá garantir a mecanização agrícola para os 26 associados. Além disso, nove famílias que atuam também com avicultura contam agora com máquina de fazer ração.

Deixe uma resposta

Leia mais