Canaã Dos Carajás

Abertas inscrições para oficina audiovisual na casa da cultura em Canaã dos Carajás

A Casa da Cultura de Canaã dos Carajás está com as inscrições abertas para dois novos módulos da oficina de produção audiovisual: introdução à direção de fotografia e introdução ao documentário. O número de vagas é limitado.

Qualquer pessoa com acesso à internet e interesse no assunto pode participar. A oficina é gratuita e on-line. Para se inscrever, basta enviar mensagem ou ligar para um desses números: (94) 99160-8186 e (94) 99220-3451. Os participantes terão direito a certificado ao final de cada módulo.

Em agosto, a Casa da Cultura realizou dois outros módulos da oficina: um de introdução à produção audiovisual e outro de introdução ao roteiro cinematográfico.

Direção de fotografia

Na oficina de introdução à direção de fotografia, os alunos vão aprender o que faz um diretor de fotografia no cinema; como é feito o trabalho a partir do roteiro, mapa de cena, cor, textura e movimento de luz; a trajetória de alguns diretores e sua forma de trabalhar a luz; como realizar o seu trabalho, desde o convite para fazer um filme até o produto final na direção de fotografia.

Fernanda Brito-Gaia é quem estará à frente da oficina. Ela é diretora de fotografia atuante desde 2002. Iniciou os estudos em fotografia em 1992, em São Paulo, e durante dez anos foi assistente de câmera de grandes nomes da fotografia nacional e internacional, trabalhando em filmes como Lixo Extraordinário, que concorreu ao Oscar de Melhor Documentário em 2011, O Coronel e o Lobisomem, Última Parada 14, dentre outros.

Documentário

O módulo de introdução ao documentário é voltado para estudantes e profissionais interessados na criação documental. Ele abordará aspectos iniciais da linguagem documental, a partir de estudos de caso do cinema latino-americano e internacional, bem como a análise das formas contemporâneas do fazer documental, como a criação a partir da experiência do uso de redes sociais.

Este módulo será ministrado pela transmídia storyteller, roteirista, diretora e especialista em TV e Novos Meios pela Escola Internacional de Cine e TV de Cuba, Larissa Ribeiro. Ela é formada em Jornalismo pela Universidade Federal do Pará e é uma das cinco diretoras brasileiras vencedoras do fundo Avon de Mulheres do Audiovisual (2018) para projetos de longa-metragem.

Em 2020, o seu documentário A Promessa de Iracema foi eleito best first time VR no The Fine Arts Film Festival, na Califórnia, e também recebeu menção honrosa dos jurados no Festival de Mídias Imersivas da Patagônia.

Serviço

Módulo 3: introdução à direção de fotografia

Período: de 13 a 17/09, às 20h

Plataforma: Google Meet

Oficineira: Fernanda Brito-Gaia

Módulo 4: introdução ao documentário

Período: 20 a 24/09, às 20h

Plataforma: Google Meet

Oficineira: Larissa Ribeiro

Compartilhar
Por
Redação