3ª Feira de Ciências e Tecnologia aconteceu em Canaã dos Carajás

O Evento foi presenciado e observado abaixo pelo colunista do Portal Canaã, Emílio Dami.

Aconteceu no dia 11 novembro de 2017 a Terceira Feira de Ciências e Tecnologia realizada na escola municipal Benedita Torres, com o titulo de Tema geral INCLUSÃO E TECNOLOGIA: CONSTRUINDO IDEIAS, realizado pela Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Canaã dos Carajás contando com a participação dos alunos da rede pública de 6 até 18 anos de idade que frequentam o ensino fundamental, qual seja, da primeira até a nona série do ensino fundamental, sob a coordenação de Maria Helena Martins.

A feira de ciência foi minha motivação para acreditar no nosso país mais uma vez, em meio a tanto desânimo e tanta corrupção e tantas manifestações em prol de direitos e ganhos fáceis. Em meio a tantas teorias que nos fazem perder as bases e os conceitos de educação, fazendo-nos perder tempo precioso para o nosso desenvolvimento com teorias inventadas para promover o caos e divisões de classes sem fim entre os seres.

Entretanto, nesse fim de semana participei da feira de ciências e com todo orgulho vi projetos que me encheram de esperança, vi jovens cientistas apresentando projetos tecnológicos feitos por suas próprias mãos. Nesse sentido, toda feira me alegrou muito e pensar que podemos ter um excelente futuro a considerar os projetos apresentados que abarcaram os temas como Resíduos Sólidos, Aterro controlado, Reutilização e Reciclagem de resíduos, Energia Alternativa, história da evolução da ciência e da tecnologia entre outros temas abordados.

Veja também:  Cerca de 5 mil famílias serão beneficiadas pelo Programa de Aquisição de Alimentos em Canaã dos Carajás

Eu quero destacar três projetos, sem diminuir o brilhantismo de todos os outros projetos, que por sinal estão de parabéns pelos trabalhos que foram apresentados, e também parabéns para  o grande e enorme trabalho dos professores que estão educando nossos jovens:

  1. A casa com energia alternativa utilizando energia solar, criada por alunos do nono período, o projeto é uma alternativa aos abusivos valores da Celpa que está destruindo o povo;
  2. A bicicleta que gera energia alternativa ao mesmo tempo em que promove o exercício físico natural e gratuito nas duas vias, diminuindo calorias e gerando energia para ser armazenada, desenvolvido por alunos do segundo ano; e
  3. ‎Um gerador elétrico que gera energia feito por Weverson Ferreira da Silva aluno de 9 anos que estuda no terceiro ano e tem como professora Jandiaria Pereira.

Vários outros projetos foram apresentados mostrando o avanço e a historia da tecnologia na musica, cinema, fotos e até computadores. Um trabalho muito bem feito pelos educadores de Canaã e em específico um desempenho em tempo integral da professora Maria da Conceição O de Araújo, todos estão de parabéns!

A feira, como mostra as fotos, teve uma excelente participação e envolvimento de todos os alunos e contou com participação do público de Canaã. Em especial quero compartilhar meu sentimento especial com relação aos jovens de nosso município, nós todos devemos participar da promoção de eventos como este e não somente participar, mas, promover e patrocinar nossos jovens. Esse é meu desejo e espero contribuir com a próxima.

Veja também:  Banda Som & Louvor fará show em Canaã dos Carajás

Por fim quero parabenizar a todos pela excelente agenda e parabenizar aos alunos que se dedicam, a despeito do descaso com a educação por nossos governantes e empresas privadas.

Educar é um papel de todos.

Eu sou Emílio Dami e por hoje é só.

Retomaremos em breve…



Deixe seu comentário e compartilhe!

Para falar comigo utilize meu whatsapp:

– TIM 94-98176-8882 (WhatsApp)

Ou envie email para emiliodami@gmail.com

COMENTE VIA FACEBOOK

Deixe uma resposta