2017: Hospital 5 de Outubro realizou mais de 249 mil atendimentos em Canaã dos Carajás

Antes de ganhar seu bebê em 2017, a cabeleireira Dayana Vilas Boas fez o acompanhamento da gestação no Hospital 5 de Outubro (HCO), em Canaã dos Carajás (PA). Ela é uma das 935 pessoas que foram submetidas a procedimentos cirúrgicos na unidade durante o ano.

Satisfeita com o atendimento oferecido no HCO, Dayana destacou a atuação dos profissionais da unidade gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar. “Tive um problema com minha placenta e a médica ligava para mim, dando toda a atenção necessária”, contou. Além de ter feito o parto no HCO, a cabeleireira faz o acompanhamento pediátrico da criança na unidade. “Não tenho o que reclamar, o atendimento é ótimo”, disse ela.

Com a assistência à saúde baseada em princípios como humanização, excelência e segurança do paciente, em 2017, o hospital realizou 249.721 atendimentos, entre cirurgias, exames, internações, atendimentos ambulatoriais e de urgência e emergência.

‘O ano de 2017 foi de muitas conquistas para o hospital. Ampliamos os processos de qualidade, implantamos a governança clínica, o plano terapêutico e as visitas multiprofissionais, fazendo com que a assistência ao paciente melhorasse a cada dia. Também realizamos duas ‘Ações do Bem’ que beneficiaram a comunidade, uma com oferta de serviços de saúde e outra com vacinação gratuita contra a gripe Influenza. Além disso, continuamos a cuidar das grávidas em todas as fases da gestação, com o projeto ‘Amor de Mãe’, e passamos a ofertar a equoterapia a crianças com diagnóstico de TDAH, Autismo e Síndrome de Down‘, comentou o diretor-geral da unidade, Bruno Rezende.

Segundo o gestor, o resultado dessa busca por melhoria contínua foi confirmado na última avaliação da Pró-Saúde, por meio da ferramenta Requisitos de Apoio à Gestão (RAG). A unidade alcançou 76% da pontuação do nível 1, sendo que atingindo 80% já é considerado apto para solicitar o primeiro nível da certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA). ‘Nossa meta para 2018 é passar dos 80%’, confirmou Bruno.

Projetos

Por meio do projeto “Amor de Mãe: cuidando da gestante e do bebê”, o Hospital 5 de Outubro oferece atendimento diferenciado para a gestante. A iniciativa tem o objetivo de integrar a assistência multidisciplinar ao parto e aos atendimentos ambulatoriais e procedimentos, que antecedem e sucedem o nascimento da criança.

Fazem parte dessa ação, agendamentos de consultas de pré-natal, uma consulta com anestesiologista, curso para gestantes e visita à maternidade, para conhecer o ambiente e receber informações pertinentes ao período de internação.

Já o projeto “Especial Para Crianças”, que é voltado para atendimento ambulatorial multidisciplinar de crianças com diagnóstico de TDAH, autismo e síndrome de Down, foi ampliado em 2017, oferecendo sessões de equoterapia aos pacientes, método terapêutico e educacional que utiliza cavalos dentro de uma abordagem multi e interdisciplinar. A ação contribuirá para o desenvolvimento da coordenação motora das crianças e, ainda, complementa o atendimento clínico e outras ações de estímulo sensorial já ofertados a esse público na unidade.

A autônoma Maria Pacheco relatou que tem muita confiança nos profissionais da unidade e vem notando a evolução na concentração e na fala do seu filho, que é autista. O menino realiza atendimento na unidade há três anos. “Gosto muito do trabalho da Psicologia e da Fonoaudiologia, porque trabalham em equipe e com toda cautela”, destacou Maria. Ela ficou muito empolgada com a ação, já que o filho é apaixonado por animais.

Unidade

Fundado pela empresa Vale, em 5 de outubro de 2006, o HCO é administrado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar. Possui 25 leitos, sendo cinco apartamentos individuais e 20 leitos de enfermaria coletiva, e uma Unidade de Alta Dependência de Cuidados (UADC), que possibilita melhor condição de recuperação em casos graves.

A instituição dispõe, ainda, de um centro cirúrgico com três salas e dois leitos de recuperação pós-anestésicos, além de serviço de imunização, que segue um rigoroso procedimento para armazenamento e aplicação de vacinas, garantindo a confiabilidade dos produtos. São 17 tipos de vacinas, a exemplo das ocupacionais e as recomendadas para crianças, adolescentes, adultos, idosos e viajantes.

A unidade atende convênios em seu Pronto-Socorro e no ambulatório, além de realizar atendimento particular. Os agendamentos podem ser feitos pelo telefone (94) 3358-1211, das 7h às 18h, de segunda a quinta-feira, e na sexta-feira, das 7h às 17h.

Todos os serviços ofertados na unidade estão detalhados no endereço www.hospitalcincodeoutubro.com.br. A página apresenta, com detalhes, as especialidades médicas, exames e vacinas disponíveis na unidade, além de informar sobre os convênios aceitos pela instituição. Lá, os visitantes podem conhecer a história do hospital, os programas e projetos que são promovidos para a comunidade, acessar o portal de Carreiras da Pró-Saúde, além de fazer sugestões, elogios e registrar reclamações.

 

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News