O Portal Canaã continua monitorando a qualidade dos serviços de telefonias nos municípios, no tocante a voz e dados de acordos dados divulgados pela Anatel que determinou às operadoras Claro, Oi, Vivo, Tim, Algar, Nextel e Sercomtel patamares mínimos de qualidade da rede da telefonia móvel para todos os municípios brasileiros, com prioridade para aqueles atendidos por apenas uma empresa.
Deste vez foi analisado o período de doze meses em Canaã dos Carajás, que correspondem a dezembro de 2015 a novembro de 2016.
Em se tratando de acesso aos dados pelos usuários do município de Canaã, incluindo todas as tecnologias (2G , 3G e 4G) as operadoras VIVO e OI sequer alcançam o patamar de 98% em acesso aos dados de internet, sendo a OI, no decorrer deste período exposto abaixo, a pior das operados que se manteve sempre abaixo das concorrentes.
Se tratando da tecnologia 3G restritamente, a operadora VIVO mostra um péssimos desempenho com relação as concorrentes. No ano 2016, com oscilações a operadora conseguiu se colocar acima do patamar estabelecido pela Anatel que é de 98% de conexão (98% dos usuários que tentarem, tem que conseguir), como visto no gráfico abaixo, se tornando um problema para quem depende dos serviços no município. A melhor neste quesito permaneceu sendo a TIM e a Claro.
Ainda se tratando de 3G, mas no caso de desconexão, onde o patamar estabelecido pela Anatel é 5%, ou seja, os usuários que conseguirem se conectar, não pode a ver uma interrupção de serviços que ultrapasse os 5% do total conectados. Quem lidera novamente, em pior qualidade, é a VIVO. A Claro são as que permanecem mais estáveis.
Pra quem utilizou a tecnologia 2G durante o ano de 2016 com certeza enfrentaram problemas com a operadora Oi e Vivo e se sentiram melhor os que utilizaram as operadores Claro e Tim que começou a se estabilizar no meio do ano. A melhor permaneceu a Claro do início ao fim e a pior a Oi.
A tecnologia 4G não está disponível no município.