No governo Bolsonaro Floresta Amazônica grita por socorro

O presidente Jair Bolsonaro dá posse ao novo ministro da Educação, Abraham Weintraub, em cerimônia no Palácio do Planalto. Antonio Foto: Cruz/Agência Brasil

A floresta Amazônica sofreu com o desmatamento no mês de julho um crescimento de 278% em relação ao mesmo mês do ano passado. As informações são do Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deper), sistema do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) que tem como objetivo ajudar o Ibama a combater o desmatamento da grande floresta brasileira.

O terror maior chegou na floresta amazônica após a eleição do atual presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, o mesmo que não gostou dos dados divulgados pelo Inpe, onde o diretor do instituto já foi exonerado do cargo na sexta-feira (02), pelo ministro da Ciência e Tecnologia Marcos Pontes.

Bolsonaro se mostrou irritado com a divulgação dos dados e chegou a afirmar que Galvão poderia estar a “serviço de alguma ONG”. Galvão defendeu os dados de desmate do instituto e respondeu aos ataques pessoais de Bolsonaro. “Ele (Bolsonaro) tem um comportamento como se estivesse em botequim”, disse Galvão, no dia 20 de julho.

O site “Brasil 247” destacou o perigo que a floresta sofre de intervenção e publicou um texto, começando da seguinte forma; “Se nada mudar os americanos terão, finalmente, o que sempre ambicionaram: a Amazônia. O presidente Bolsonaro, que confessou sua paixão por Donald Trump, anunciou recentemente que pretende entregar a eles a exploração das riquezas desta imensa região de cinco milhões de quilômetros quadrados, cujo desmatamento, após a sua posse, já atingiu índices alarmantes.”

E o pesquisador Stephen M. Walt, professor da Universidade de Harvard, em artigo na revista americana “Foreign Policy”, aventou a possibilidade de uma intervenção militar internacional para salvar a região da sanha destruidora de Bolsonaro. Para ele, é só uma questão de tempo até que as lideranças mundiais façam “o que for necessário” para estancar a fúria devastadora da Amazônia, incentivada pelo novo presidente brasileiro.

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário