Morre no Rio de Janeiro, aos 94 anos, ex-ministro e presidente da Vale Eliezer Batista

O empresário e ex-ministro Eliezer Batista morreu na noite desta segunda-feira (18) aos 94 anos. Ele estava internado no Hospital Samaritano, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Engenheiro, Eliezer foi presidente da Vale do Rio Doce, ministro de Minas e Energia em 1962, secretário de Assuntos Estratégicos do governo Fernando Collor de Mello em 1992. Também participou do segundo governo de Fernando Henrique Cardoso, como membro do Conselho Coordenador das Ações Federais no Rio de Janeiro.

Na inauguração do projeto S11D a mineradora Vale realizou uma homenagem ao engenheiro Eliezer Batista, que foi presidente da Vale por duas vezes e contribuiu significativamente para o crescimento da empresa. O nome do projeto em Canaã dos Carajás foi homenageado  Complexo S11D Eliezer Batista.

Empresário no ramo da mineração e natural de Nova Era (MG), ele era pai de Eike Batista e outros seis filhos.

No ramo empresarial, Eliezer foi diretor-presidente da Minerações Brasileiras Reunidas S.A., vice-presidente da Itabira International Company, diretor da Itabira Eisenerz GMPH, presidente da Rio Doce Internacional (subsidiária da Vale em Bruxelas).

Depois de retornar à presidência da Companhia Vale do Rio Doce em 1979, desenvolveu o Projeto Ferro Carajás, que representou a primeira iniciativa de exploração das riquezas da província mineral dos Carajás, com áreas do Pará até o Xingú, Goiás e Maranhão.

Fonte: G1

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *