Instituto Cultural Vale lança programa gratuito de formação para profissionais de música e artes cênicas

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Divulgação

O Instituto Cultural Vale lançou esta semana, seu programa de formação em Gestão Contemporânea das Artes. Voltado para profissionais das áreas de música e artes cênicas, o curso será ministrado on-line e de forma gratuita. O corpo docente conta com nomes de referência no setor [relação abaixo], vindos de diversas partes do país para dar aos alunos um olhar mais amplo sobre o cenário cultural brasileiro.

“O Instituto Cultural Vale ouviu produtores culturais sobre suas maiores necessidades e, a partir dessa troca, criou o programa de formação em Gestão Contemporânea das Artes. É o primeiro programa educativo assinado pelo Instituto e direcionado para o dia a dia dos profissionais criativos da música e das artes cênicas. No ano passado, lançamos a capacitação gratuita em formatação e cadastro de projetos via Lei de Incentivo à Cultura para democratizar o acesso de mais produtores ao mecanismo. Empoderar profissionais do setor é, também, contribuir para o fortalecimento da cadeia produtiva da economia criativa e propiciar mais oportunidades”, afirma Hugo Barreto, diretor presidente do Instituto Cultural Vale.

Estruturado a partir de três módulos, o programa didático tem como foco as principais necessidades da cadeia produtiva criativa hoje e abordagens específicas das áreas de atuação em que é centrado. Os temas dos módulos da formação são: Planejamento para Artistas – driblando as incertezas; Ambientação Digital – os novos desafios; Sustentabilidade e Cultura – abordagens desafiantes. Serão abordados ainda conteúdos fundamentais para a profissionalização e formação crítica de artistas, agentes, gestores e produtores culturais.

O programa tem como objetivo ampliar o repertório conceitual e técnico dos profissionais da cultura para auxiliar em sua atuação autônoma no mercado de trabalho. Para isso, conta com 9 apostilas de cada uma das videoaulas. Todo o material ficará disponível como acervo no site do ICV. Também na agenda do programa estão três lives, uma para cada módulo, para esclarecer dúvidas e para a troca de informações sobre o conteúdo entre alunos e professores.

A live inaugural do programa acontece na próxima terça-feira, 6 de abril, e será a palestra “O Futuro das Artes” com a participação de profissionais de peso em suas áreas de atuação: Glória Caputo, idealizadora do projeto Vale Música Belém, Chico Pelúcio, ator, diretor, gestor cultural, idealizador e diretor geral do Centro Cultural Galpão Cine Horto, Deborah Colker, bailarina e coreógrafa brasileira à frente da companhia de dança que leva seu nome. A abertura será feita por Flavia Constant, gerente executiva de Investimento Social, Cultural, Pesquisa e Conhecimento da Vale. A mediação será conduzida pela jornalista paraense Adelaide Oliveira.

Maria Helena Cunha, coordenadora geral e curadora do Gestão Contemporânea das Artes fala sobre o programa: “Quando o Instituto Cultural Vale nos convidou para idealizar esse programa de Gestão Contemporânea das Artes, fomos inspirados pelos princípios de uma educação baseada no auto aprendizado, no compartilhamento de conhecimentos e na busca de processos formativos em gestão sensíveis à lógica de desenvolvimento do campo da arte e da cultura”.

O Instituto Cultural Vale tem iniciativas para fomentar a economia criativa em toda a sua cadeia produtiva. Além do programa de formação em Gestão Contemporânea das Artes – Música e Artes Cênicas, oferece capacitação gratuita em formatação e cadastro de projetos via Lei de Incentivo à Cultura e realizará, ainda neste ano, a segunda edição da Chamada Vale de Patrocínios Culturais, que tem como objetivo fazer chegar a todo o território nacional o incentivo à produção cultural. Em 2020, foram selecionados pelo edital 68 projetos em 24 estados e no Distrito Federal para execução em 2021, somando R$25 milhões incentivados com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

As lives, videoaulas e apostilas podem ser acessadas no site do Instituto Cultural Vale – institutoculturalvale.org.

Deixe uma resposta

Leia mais