Horário de verão: Moradores de dez estados e do Distrito Federal devem atrasar seus relógios à 0h de domingo (17) – Portal Canaã

Horário de verão: Moradores de dez estados e do Distrito Federal devem atrasar seus relógios à 0h de domingo (17)

Horário de Verão Foto: Seny Lima / Portal Canaã

E já se foram 105 dias,  moradores de 10 estados e do Distrito Federal devem  atrasar seus relógios à 0h deste domingo com o fim do horário de verão. Para os estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste o horário de verão chegou ao fim na virada deste sábado, 16 de fevereiro de 2019  para domingo 17 de fevereiro de 2019.

Os estados  de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Espírito Santo, além do Distrito Federal terão que ajustar o relógio com o fim do horário de verão.

Segundo o Ministério de Minas e Energia, adotado, continuamente, desde 1985, o Horário de Verão possui o objetivo de conscientizar a população em relação ao aproveitamento da luz natural, além de estimular o uso, de forma racional, de energia elétrica entre os meses de novembro e fevereiro.

Ainda segundo o Ministério de Minas e Energia, a avaliação dos atuais impactos na redução do consumo e da demanda de energia elétrica, contida nos estudos realizados em 2018 pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), em conjunto com o Ministério de Minas e Energia (MME), mostraram que a adoção do Horário de Verão trouxe resultados próximos da neutralidade para o sistema elétrico.

O Ministério de Minas e Energia reforçou ainda que os estudos foram avaliados no âmbito do Governo Federal, que tomou a decisão de manter a aplicação do Horário para o ciclo 2018/2019 deixando a reavaliação da política para os próximos anos.

Com informações do Ministério de Minas e Energia.

1 thought on “Horário de verão: Moradores de dez estados e do Distrito Federal devem atrasar seus relógios à 0h de domingo (17)

Comments are closed.