Brasil alcança 60 mercados de exportação de produtos agropecuários

A conquista mais recente foi para a exportação de lácteos para mercado tailandês

O Brasil alcançou a marca de 60 mercados na exportação de  produtos agropecuários, desde janeiro de 2019. O mais recente é a comercialização de lácteos para a Tailândia, conforme anunciou, na última sexta-feira (22), a ministra Tereza Cristina, do Ministério da  Agricultura, da Pecuária e do Abastecimento (Mapa). A informação foi dada durante webinar sobre oportunidades e perspectivas para o setor agropecuário durante a pandemia do coronavírus, promovido pelo Instituto de Engenharia.

“O Ministério da Agricultura, na área internacional, optou pela abertura de mais mercados, mas também pela diversificação de produtos”, ressalta a ministra, destacando que a pauta exportadora não deve ficar concentrada somente em soja, milho, carnes e cana-de-açúcar.

Entre outros produtos para exportação estão: castanha de baru para Coreia do Sul, melão para China (primeira fruta brasileira para o país asiático), gergelim para a Índia, castanha-do-Brasil (conhecida também por castanha-do-Pará) para Arábia Saudita e material genético avícola para diversos países.

Mercado Interno

A ministra Tereza enfatiza que a prioridade é sempre garantir o abastecimento de alimentos e demais produtos agropecuários no mercado interno. Segundo Tereza Cristina, não há risco de falta de alimento no mercado brasileiro. Ela destaca que a expansão das exportações não será feita sem privilegiar a demanda interna do Brasil.

“Estamos acompanhando o que colhemos, o que vendemos. Esse monitoramento é fundamental para a segurança alimentar do Brasil e também o cumprimento dos nossos acordos comerciais”, diz

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