“Garimpo da Memória: a contribuição da fotografia amadora para mostrar o cotidiano de Serra Pelada” é tema de palestra na Casa da Cultura de Canaã dos Carajás

Aviso aos amantes da fotografia e de história regional: dia 27 de julho, quinta-feira, às 19 horas, a Casa da Cultura de Canaã dos Carajás, espaço que integra o Instituto Cultural Vale, recebe o artista e pesquisador Marcelo Barbalho para uma rica palestra com o tema “Garimpo da Memória: a contribuição da fotografia amadora para mostrar o cotidiano de Serra Pelada”.

A temática revisita a história do local que ficou conhecido como o maior garimpo a céu aberto do mundo e mudou a paisagem da região sudeste do Pará.

Com base em um conjunto de fotografias coletadas no Arquivo Histórico de Marabá, o artista e pesquisador Marcelo Barbalho discutirá com a comunidade local as memórias de Serra Pelada, considerado o maior garimpo a céu aberto do mundo.

No final da década de 1970, a notícia sobre o garimpo de Serra Pelada se espalhou pelo país e provocou uma corrida de milhares de pessoas para a região sudeste paraense, mudando a paisagem do local e criando um evento histórico conhecido mundialmente.

Entre os aspectos abordados, estão a dura rotina imposta pelos militares no período da ditadura, as formas de “distração” quando não estavam no trabalho e seus modos de habitar.

Para participar, a pessoa interessada deve realizar inscrição ligando ou enviando mensagem para o número (94) 99160-8186. A atividade é gratuita e para toda a comunidade. A palestra será no auditório da Casa da Cultura de Canaã dos Carajás e com transmissão ao vivo pelo canal no Youtube – @casadaculturadecanaadoscarajas.

 

 

 

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário