Canaã supera Parauapebas com 16% da População dependente do Bolsa Família

© Fotos: Recortes do Portal Canaã

Um levantamento inédito realizado pelo Portal Canaã com base nos dados da Controladoria Geral da União e Ministério da Transparência mostram os contrastes dos dependentes do Bolsa Família entre o município de Parauapebas e Canaã dos Carajás.

Com a crise econômica e o consequente aumento do desemprego, a tendência é que as famílias fiquem mais dependentes do programa. Em Canaã dos Carajás, mais de 4 mil  e 500 famílias dependem do Programa Bolsa Família, conforme dados oficiais do Ministério do Desenvolvimento Social. O Programa Bolsa Família atende às famílias que vivem em situação de pobreza e de extrema pobreza.

Hoje, Canaã dos Carajás tem 4.443 beneficiários do programa, que corresponde a 16,6% da população que era de 36 mil até 2017. Enquanto Parauapebas tem cerca de 200 mil habitantes, apenas 9.870 dependem diretamente do programa, isso corresponde percentualmente 6,41%.

Se a Realidade de Canaã fosse aplicada em Parauapebas, o município “Rainha dos Minérios” teria 33.200 beneficiários.

Com o programa, R$4,5 milhões já foram injetados em Canaã nos últimos 7 meses e, em Parauapebas R$8,9 milhões no mesmo período.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social, o Bolsa Família possui mecanismos de controle para manter o foco nas famílias que vivem em condição de pobreza e de extrema pobreza. Por isso, periodicamente saem famílias do programa, principalmente porque não atualizaram as informações cadastrais ou porque melhoraram de renda, não se adequando mais ao perfil para receber o benefício.

Os municípios são os responsáveis pelo cadastramento das famílias assim, as famílias interessadas devem ir ao setor do Bolsa Família e do Cadastro Único em sua cidade. Em muitos locais, o cadastramento também pode ser realizado nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras).

Beneficiários de Canaã dos Carajás:

Beneficiários de Parauapebas:

Jorge Clésio/Redação/Portal Canaã

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário