Público de 80 mil pessoas é esperado no carnaval de Parauapebas

Este ano, o desfile oficial de blocos e escolas de samba será no mesmo local onde aconteceu a festa de réveillon

Começou no último domingo (31), a programação oficial do Carnaval de Parauapebas com um grande arrastão pela cidade. Este ano, o desfile oficial de blocos e escolas de samba será no mesmo local onde aconteceu a festa de réveillon, às proximidades do lago do Bairro Nova Carajás, onde já estão sendo montadas as estruturas de palco.

Segundo a Secretaria Municipal de Cultura, a previsão é que 80 mil pessoas passem pelo corredor da folia nos quatro dias de festa, que começa sábado que vem, dia 6. A meta é repetir o sucesso do réveillon, sem o registro de nenhum incidente grave.

Para isso, a secretária municipal de Cultura, Valdira Sores Gonçalves, diz que será montada um grande esquema de segurança, envolvendo Polícia Militar, Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Policia Rodoviária Estadual, já que a principal via de acesso ao local é a rodovia PA-275. Além disso, haverá 120 seguranças privados circulando por dia nos locais de concentração de brincantes.

Para facilitar o acesso e também à volta para casa dos foliões, uma segunda será aberta. Este ano, a estrutura do carnaval traz palco GeoSpace, em formato de concha acústica com 18mx20m de dimensão, 100 metros de arquibancadas com capacidade para 4.800 pessoas, camarote tipo túnel, sonorização de avenida para desfile de blocos e escolas, 60 banheiros químicos, grade de contenção próximo ao lago e câmeras de monitoramento.

A arena da folia contará ainda com 40 barracas, que serão divididas em duas, num total de 80, para melhor atender os vendedores ambulantes.

A programação oficial iniciou com um arrastão de charangas, saindo da Praça dos Minérios para a Praça de Eventos. Também no domingo, aconteceu uma disputa de futebol entre os blocos da cidade, uma forma divertida de interação entre as agremiações.

Nos dias 6 e 7 acontecem as matinês no CDC, que é uma programação voltada à criançada. Também no dia 6 inicia o desfile de escolas de sambas e blocos da liga especial de Parauapebas, no corredor da folia.

Ao todo, irão desfilar no Grupo Especial cinco escolas de samba e 11 blocos. Além deles, blocos alternativos, que não fazem parte da liga carnavalesca, também irão se apresentar, num total de 32 blocos.

Os desfiles, que encerram na Terça-Feira de Carnaval, começam às 19 horas. Depois da apresentação dos blocos, a festa continua com shows de artistas locais e nacionais.

As atrações nacionais vão ficar por conta de Zhel Chicleteiro, que abre o carnaval, no sábado (6). No domingo (7), quem sobe ao palco é a dupla João Lucas e Marcelo. Na segunda-feira (8), Neto Gasparzinho. Já na terça-feira (9), quem comanda a animação dos foliões é MC Ludmilla, encerrando a festa momesca de 2016 em grande estilo.

Além das atrações nacionais, 11 bandas locais vão animar os brincantes nos quatro dias de festa.

 

(Tina Santos – CT)

 

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News