2015: Número de casos de microcefalia no Brasil é 20 vezes maior do que em 2014

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

O último boletim epidemiológico do ano sobre microcefalia, divulgado nesta terça-feira, 29, pelo Ministério da Saúde (MS), apontou 2.975 suspeitas da doença, distribuídas em 656 municípios de 20 unidades da federação. Os dados compilados até o dia 26 de dezembro representam um número 20 vezes maior do que o registrado em 2014, que foi de 147 casos.

A maior quantidade de notificações se mantém no Estado de Pernambuco, onde foram registrados 1.153 casos, ou seja, 38,76% de todo o país. Em seguida, estão os Estados da Paraíba (476), Bahia (271), Rio Grande do Norte (154), Sergipe(146), Ceará (134), Alagoas (129), Maranhão (94) e Piauí (51). Em relação ao balanço anterior, divulgado no dia 22, os locais que apresentaram queda foram os Estados de Tocantins, Minas Gerais e Mato Grosso.

Vale lembrar que, desde o mês de novembro, o MS declarou Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional para dar maior agilidade às investigações relacionadas à infecção pelo vírus zika. Além disso, o governo tem anunciado medidas para conter o surto que assusta o país. Entre elas está o Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia, anunciado no dia 5, pela presidente Dilma Rousseff. A iniciativa foi tomada com três grandes objetivos: combater o Aedes aegypti, transmissor também da dengue e de chikungunya; prestar atendimento às gestantes e aos bebês com a malformação cerebral; e investir em desenvolvimento tecnológico, educação e pesquisa.

O governo também tem reforçado a importância de se eliminar possíveis criadouros do mosquito, especialmente nesta época do ano, em que há maior calor e as chuvas são constantes. Para as gestantes, a orientação é que elas se protejam, mantendo portas e janelas fechadas ou teladas, além de aplicar repelentes permitidos durante a gravidez e fazer uso de calça e camisa de manga comprida. Por fim, é essencial que elas façam o acompanhamento do pré-natal, com a realização de todos os exames recomendados pelo obstetra.

Portal Canaã com informações do HUFFPOST



 

 

Já sabe quem são os candidatos do seu estado pra eleições 2022?

AC AL  AM  AP  BA  BRASIL  CE  DF  ES  GO  MA  MG  MS  MT  PA  PB  PE  PI  PR  RJ  RN  RO  RR  RS  SC  SE  SP  TO 

Deixe uma resposta

Ofertas