Fórum Comunitário do Selo Unicef debate proteção da infância em Canaã dos Carajás

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Com o objetivo de debater caminhos para a garantia dos direitos das crianças e jovens em Canaã dos Carajás, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação e do Selo Unicef, realizaram o I Fórum Comunitário do município. Com o tema “A participação da sociedade na proteção da infância”, o encontro foi realizado neste sábado (19) na Escola Francisca Romana e reuniu diversos setores da sociedade, incluindo autoridades municipais e regionais.

A prefeita Josemira Gadelha, a secretária de Educação Roselma Milani, o presidente da Câmara Municipal, Dinilson José, e a articuladora do Selo Unicef em Canaã, Erika Nayana, estiveram presentes no encontro e abriram oficialmente o Fórum pela manhã.

A magistrada Renata Guerreiro Milhomem de Souza, juíza de direito titular da 1ª Vara Criminal da Comarca de Marabá, foi uma das palestrantes do evento e debateu junto aos presentes o tema título do Fórum. Durante uma hora, a juíza falou sobre a importância do trabalho em conjunto de toda a sociedade para a garantia dos direitos das crianças e jovens.

RENATA GUERREIRO MILHOMEM DE SOUZA Juíza de Direito Titular da 1ª Vara Criminal da Comarca de Marabá

Por sua vez, o juiz Danilo Alves Fernandes, da Vara da Infância e Juventude em Canaã dos Carajás, também palestrou no Fórum e falou sobre “A participação da sociedade na proteção da infância contra o abuso sexual infantil.”

Dr. Danilo Alves Fernandes, juíz da Vara da Infância e Juventude em Canaã dos Carajás.

Plano de ação

Após as palestras dos magistrados pela manhã e a fala das autoridades municipais, o Fórum seguiu com o objetivo de criar um plano de ação para sanar problemas que jovens e adolescentes possam estar passando no município. A ideia é que todos os setores da sociedade unam forças para evitar que crianças passem fome, vivam nas ruas, estejam fora da escola ou em qualquer outra situação de risco.

Grupos de trabalho foram criados e cada um foi responsável por apresentar soluções práticas para problemas que existem hoje.

O Selo Unicef

Canaã aderiu ao Selo Unicef em 2017, uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que tem o desígnio de estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira. Ao aderir ao Selo UNICEF, o município assume o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade. O Selo está agora na edição 2021-2024.

Reportagem: Kleysykennyson Carneiro



 

 

Já sabe quem são os candidatos do seu estado pra eleições 2022?

AC AL  AM  AP  BA  BRASIL  CE  DF  ES  GO  MA  MG  MS  MT  PA  PB  PE  PI  PR  RJ  RN  RO  RR  RS  SC  SE  SP  TO 

Deixe uma resposta

Ofertas