Aeroporto de Canaã dos Carajás está mais próximo da realidade

Ordem para o estudo de viabilidade da obra é assinada

Canaã dos Carajás dá mais um passo rumo à consolidação da construção do aeroporto do município. Na manhã desta quarta-feira (6), a prefeita Josemira Gadelha assinou a ordem para o estudo de viabilidade da obra, com a presença do superintendente de Engenharia da Infraero, Bruno Velloso.

Também estiveram presentes o vice-prefeito, Zito Augusto, o engenheiro Eugênio Gadelha, os secretários de Planejamento, Geam Meirey, e de Governo, Roberto Andrade, e os vereadores Maria Pereira; Antônio do Lanche; Chefinho; Anuarinho; Flávio Gomes; Webert Felipe, Wilson Leite, Cabelo e Miguel da Saúde.

A partir de agora, serão realizadas etapas importantes para a realização da obra, como o levantamento topográfico da área – que já deve ser iniciado nas próximas semanas -, análise de custos, proposta de implantação e viabilidade do solo.

A prefeita Josemira Gadelha definiu a data como “memorável”. “Estamos dando os primeiros passos para esse sonho, sabemos que são muitas etapas, mas vamos superá-las”, disse. Já o vice-prefeito definiu o aeroporto como mais um instrumento para consolidar Canaã como “uma cidade estratégica para a região”.

Para o secretário de Governo, Roberto Andrade, a obra será fundamental no objetivo de tornar Canaã um polo tecnológico, turístico e de educação. “Pensamos em Canaã como um corredor de desenvolvimento da região”.

Geam Meirey, secretário de Planejamento, lembrou que todas as etapas do processo estão sendo discutidas com a Infraero, que tem expertise para garantir a segurança de uma operação viável. Após os estudos de viabilidade, serão firmados novos contratos para os processos de engenharia (projeto), construção e gestão do aeroporto.

Apoio parlamentar

Os vereadores presentes no ato da assinatura demostraram apoio ao projeto capitaneado pela prefeitura. Maria Pereira destacou que o aeroporto é “uma necessidade para Canaã e região”, e que a classe política tem” obrigação de transformar os recursos dos royalties [da mineração] em outras fontes de renda.

O vereador Wilson Leite lembrou que, muitas vezes, os agentes políticos são criticados por “sonhar alto”, e parabenizou a prefeitura por pensar em um projeto grandioso para Canaã. “Precisamos nos colocar do tamanho que somos para o mundo”.

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *