Hoje, sexta-feira (23), é o último dia de atendimento itinerante dentro das aldeias Ô-Ô-DJÀ, KATETÉ e DJUDJE-KÔ, localizadas próximo ao município de Parauapebas.
O TRE fez o recadastramento biométrico dos eleitores dessas aldeias buscando adequar a situação para as eleições de 2016, quando o município de Parauapebas fará sua primeira votação com identificação pela biometria.
A identificação biométrica é uma ferramenta que garantirá mais segurança na identificação do eleitor no momento da votação. “A partir da coleta biométrica a identificação do eleitor e o pleito ganham mais transparência, pois aliamos os dados biográficos já existentes aos biométricos como impressões digitais e fotografia” comenta Felipe Brito, Secretário de Tecnologia da Informação do TRE-Pa.
O município de Parauapebas tem mais de 137 mil eleitores, destes apenas 78 mil já realizaram o recadastramento biométrico, o que representa um pouco mais de 47% do total. Lembrando que, precisam fazer o recadastramento todos os eleitores dos municípios em revisão, sem exceção, sob pena de cancelamento do título eleitoral.
Seny Lima da Redação do Portal Canaã