Reunião discute desafios e avanços nas políticas culturais em Parauapebas

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Em reunião realizada na terça-feira (26/01), na sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito, os conselheiros, a secretária de cultura e representantes das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos discutiram a necessidade de avanços nas políticas culturais de Parauapebas.

Um dos assuntos discutidos e a principal reivindicação dos representantes da cultura foi a imediata aprovação do Projeto de Lei que institui, no Município de Parauapebas, o Sistema Municipal de Cultura – SMC que dispõe sobre os Instrumentos de gestão, Sistema Municipal de Financiamento à Cultura – SMF e altera e consolida diversas leis relacionadas as políticas culturais.

O referido projeto de lei é uma iniciativa do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) com o apoio de vários vereadores e deverá ser encaminhado, em caráter de urgência especial ao Poder Legislativo Municipal, pelo Prefeito Valmir Mariano.

Investimento – A reunião pautou também a necessidade de publicação de Edital de Cultura com maior investimento no fomento dos projetos e ações culturais locais, a estruturação da Secretaria Municipal de Cultura com a instabilidade de gestão e garantia de profissionais para o pleno funcionamento dos Departamentos e atividades do órgão de execução das políticas culturais, sendo fortemente cobrado o apoio e suporte administrativo e funcional ao Conselho Municipal de Política Cultural. Também foi amplamente a questão carnavalesca sendo esperando maior investimentos nas escolas e blocos de samba, redução de custos com estruturas e contratação shows nacionais e valorização dos artistas locais.

  Onça-pintada: Parque Zoobotânico Vale tem novo residente

Na condução das discussões o Presidente do Conselho Municipal de Política Cultural de Parauapebas (CMPC), Girlan Pereira da Silva, afirmou que o diálogo entre Poder Público e sociedade é fundamental, sendo grande os desafios para o fortalecimento e valorização da cultura. O presidente do CMPC ressaltou também a necessidade de apoio e suporte para a realização da Conferência Municipal de Cultura antecedida de Plenárias Setoriais e Pré-conferências Distritais e a publicação de instrumento jurídico-legal instituindo o Calendário Oficial de Cultura, conforme aprovação do próprio Conselho de Cultura.

O Chefe de Gabinete, Wanterlor Bandeira, representou o Prefeito Valmir Mariano e assegurou que o Governo Municipal vai melhorar e manter o diálogo com todos os setores da sociedade, sobretudo, com os assuntos discutidos nesta reunião que devem ter prioridade por se tratar de políticas culturais de grande relevância para o município.

Fonte: Assessoria do CMPC/SECULT



 

 

Já sabe quem são os candidatos do seu estado pra eleições 2022?

AC AL  AM  AP  BA  BRASIL  CE  DF  ES  GO  MA  MG  MS  MT  PA  PB  PE  PI  PR  RJ  RN  RO  RR  RS  SC  SE  SP  TO 

Deixe uma resposta

Ofertas