Na Argentina conta de luz poderá subir até 600%, após decisão do Governo

Passados 13 anos de subsídio posto em prática pela gestão kirchner e após um custo estimado em US$ 25 bilhões apenas em 2015, a Argentina passará por um momento de severo reajuste nas contas de luz. Na última quarta-feira (27), como havia sido antecipado pela nova equipe política do governo recém-empossado de Mauricio Macri, foram apresentados os primeiros detalhes de uma mudança na fórmula de cobrança, que poderá provocar um aumento entre 200% e 600%, conforme apontou o jornal O Globo após consulta a economistas. A medida visa corrigir o desequilíbrio nas contas do país, que atingiram o maior déficit fiscal em três décadas.

Em um mês de governo, o novo presidente hermano já mexeu em pontos importantes dae conomia do país vizinho, liberalizando o mercado cambial, suspendendo a aplicação de licenças não automáticas de importação, iniciando diálogo com os credores da dívida e a tomada de iniciativas para recuperar a credibilidade do Indec, instituto de pesquisas acusado de manipular dados econômicos e sociais da Argentina.

Em resolução divulgada no diário oficial local, o governo Macri informou que as novas tarifas entrarão em vigor entre o começo de fevereiro e o final de abril. O novo sistema prevê ainda a implementação de uma tarifa social para setores de baixos recursos e benefícios para quem adotar o uso racional da energia. As expectativas dos especialistas são de um teste de estresse maior do que o experimentado com as liberalizações no mercado cambial.

Redação do Portal Canaã – Fonte: InfoMoney

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário