Jeová terá pelo menos 17 concorrentes de peso nas eleições

Prefeito durante reabertura dos trabalhos na Câmara (Foto: Jefferson Almeida)

Faltam pouco mais de oito meses para que paraenses escolham seus novos representantes por mais quatro anos. No entanto, a movimentação nos bastidores é intensa e já está dando o que falar. O poderoso Movimento Democrático Brasileiro (MDB) de Helder Barbalho é um dos maiores exemplos de articulações políticas para as Eleições 2022. É consenso entre especialistas que o partido deve fazer pelo menos 10 cadeiras na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa). A briga por essas cadeiras, ao que tudo indica, será emocionante e tem muita gente grande já despontando como favorita a uma dessas vagas.

O ex-prefeito de Canaã dos Carajás, Jeová Andrade, é um dos grandes na disputa do MDB. Após terminar o mandato com mais de 90% de aprovação popular, o político começou a caminhada pelo estado no intuito de ouvir demandas e construir alianças para as Eleições 2022. Na prática, Jeová é unanimidade em Canaã e possui apoio de lideranças em cidades da região.

No entanto, apesar de toda sua força, Jeová não terá vida fácil na disputa. O MDB tem pelo menos 18 candidatos fortes nesta disputa. Além de Jeová, segue a lista: Ozório Juvenil, Paula Titan, Paula Gomes, Chicão, Zeca Pirão, Iran Lima, Diana Belo, Eraldo Pimenta, Celsa Brito, Andreia Xarão, Martinho Carmona, Wanderlan Quaresma, Ronie Silva, Carlos Vinícius, Ângelo Ferrari, Chamonzinho e Thiago Miranda, os dois últimos também pela região de Carajás.

É importante observar que, na matemática eleitoral, muitos candidatos fortes são essenciais para que o partido atinja o coeficiente eleitoral, ou seja votos suficientes para conquistar uma cadeira. Atualmente, o Pará tem 41 deputados na Alepa.

Vale destacar ainda que a boa quantidade de gigantes na disputa acaba favorecendo Helder Barbalho, que vai concorrer à reeleição.

Fonte: GazetaCarajás

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe uma resposta