AUDIÊNCIA PÚBLICA DE MOBILIDADE URBANA –
Nesta quinta feira (05) a Secretaria de Planejamento realizou no auditório da Câmara Municipal de Canaã dos Carajás a primeira audiência pública para apresentar o diagnóstico sobre mobilidade urbana.
Quando se dedica a discutir um plano de mobilidade urbana, logo vem a ideia de como solucionar os problemas de trânsito da cidade.
O município de Canaã dos Carajás, segundo dados do IBGE do ano de 2014, registra um total de 12.217 veículos. Desses 2.518 são automóveis de passeio; 358 caminhões; 1.098 caminhonetes; 5.702 motocicletas, o restante dividem-se em ônibus, motonetas e outros.
Os moradores de Canaã tem muito que discutir sobre o trânsito e também muito que cobrar das autoridades, mas esse pontapé inicial já mostra a preocupação, o que não deixa de ser um ponto positivo.
Na gestão do ex-prefeito Ribita Canaã era modelo de respeito às leis de trânsito. De lá pra cá nada melhorou. A quantidade de veículos circulando na cidade aumentou bastante, o número de agentes de trânsito não acompanhou esse crescimento e no atual Governo Jeová Andrade pouco foi feito para melhorar o trânsito.
Antes o DMTC – Departamento Municipal de Trânsito e, agora a SETTRAN – Secretaria de Trânsito parece ter sido a única mudança significativa ocorrida na pasta que é a maior responsável pelo trânsito de Canaã, mas você cidadão não pode se esquecer que é também responsável pelo trânsito.
Redação do Portal Canaã-Reportagem: Pedro Reis