Uma carga de 1.500 latas de cerveja foi apreendida na fronteira com o Maranhão na última segunda-feira, 8 , por uma equipe da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) que atua na unidade de Controle de Mercadorias em Trânsito de Carajás, em Marabá.
A apreensão aconteceu pela manhã, quando o condutor do caminhão, que transportava diversas mercadorias vindas de Anápolis (GO) para o município de Brasil Novo, no Pará, foi parado na unidade fazendária e apresentou as notas fiscais da carga, no posto do KM 9 da Transamazônica.
Durante a conferência da mercadoria os auditores e fiscais encontraram 100 pacotes de cerveja em lata que não tinham nota fiscal. Foi lavrado Termo de Apreensão e Depósito no valor de R$ 1.468,80, referente ao ICMS mais multa. A mercadoria encontra-se retida à espera de recolhimento do imposto.
“O caminhão estava lotado de mercadorias, como ração para cães, papel higiênico e aguardente, entre outras. No meio desses produtos estava escondida a cerveja, que passaria desapercebida não fosse a conferência”, explicou o auditor Amadeu Fadul.
A Secretaria da Fazenda possui oito unidade de controle de mercadorias em trânsito que funcionam em áreas de fronteira.