PF investiga desvio de R$ 700 mil de verbas do Fundeb na Bahia

Grupo operava um esquema fraudulento contra os cofres públicos, no período de janeiro/2013 a janeiro/2015

A Polícia Federal deflagrou a Operação Hollerith, na manhã desta quinta-feira (22), para desarticular uma organização criminosa que atuava nos setores contábil e de recursos humanos da prefeitura de Caatiba, no sudoeste da Bahia.

De acordo com a PF, o grupo operava um esquema fraudulento contra os cofres públicos, no período de janeiro/2013 a janeiro/2015, principalmente com desvios de verbas do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), alterando salários de servidores, bem como incluindo servidores “fantasmas” na folha de pagamento. Estima-se que as fraudes tenham causado prejuízos de mais de R$ 700 mil ao Município.

Foram cumpridos sete mandados de condução coercitiva, além de seis mandados de busca e apreensão, atingindo ex-funcionários da Prefeitura, bem como possíveis funcionários “fantasmas” do município.

As buscas visam apreender documentos que comprovem a ligação entre os investigados, que evidenciem a existência da organização criminosa e o papel desempenhado por cada um de seus membros, bem como valores e bens adquiridos com os recursos públicos desviados.

Os mandados expedidos pela 1ª Vara Federal de Vitória da Conquista foram cumpridos em quatro cidades: Caatiba, Poções, Planalto e Ibicuí.

Fonte: R7

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *