Neste domingo (13), às 21h50 horas, o ex-prefeito de Xinguara, Itamar Rodrigues Mendonça, de 61 anos de idade, faleceu vítima de acidente de carro na BR 155, a 7 quilômetros de Xinguara. O carro conduzido por Itamar, um Fiat Uno, bateu num gado búfalo que estava no meio da rodovia, por volta das 19 horas.
O ex-prefeito foi retirado do veículo e levado para a Unidade de Pronto Atendimento ((UPA), de Xinguara, consciente, reclamando de forte dores no tórax. Em decorrencia de seu grave estado de saúde, foi encaminhado para o hospital regional de Redenção, mas antes de Rio Maria, não resistiu e veio a óbito, por complicações relacionadas a hemorragia interna no abdômem.
A esposa de Itamar, Neide Maria, que estava com ele na hora do acidente, sofreu apenas hematomas e escoriações pelo corpo, sem riscos de morte. De acordo com informações, o casal vinha de Canaã dos Carajás, onde tinha ido tratar de assuntos particulares. Itamar era natural de Anicuns, Estado de Goiás.
Foi prefeito de Xinguara por duas legislaturas, a primeira ocorreu de 1983 a 1988, e a segunda de 1996 a 2000. A notícia da morte dele se espalhou rapidamente pelas redes sociais e Xinguara passou a viver uma grande comoção popular com a perda de um de seus maiores líderes políticos da história do município.
O velório será realizado no edifício da Câmara Municipal, a partir da 5 horas da manhã desta segunda-feira, sem horário ainda definido para o sepultamento. Ele deixa a esposa, três filhas e quatro netos e netas. O prefeito de Xinguara, Osvaldinho Assunção, decretou luto oficial por três dias no município.
Fonte: Edmar Brito