UFPA anuncia mudanças no sistema de cotas

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Em entrevista coletiva, a Universidade Federal do Pará (UFPA) apresentou mudanças no sistema de cotas que ampliam a reserva de vagas para candidatos de famílias de baixa renda (considerando renda per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo), além de ajustar o número de vagas para pretos, pardos e indígenas de acordo com critérios estabelecidos na Lei 12.711, que regulamenta o sistema de costas.

Regras continuam as mesmas – o edital do PS2016 aprovado recentemente na instituição define que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) continua sendo a única avaliação para a maior parte dos candidatos que concorrem no concurso. A exceção são os estudantes que desejam cursar Artes Visuais, Dança, Música ou Teatro os quais precisam participar do Exame de Habilidades, já agendado para o dia 13 de dezembro.

Os critérios de eliminação do concurso continuam os mesmos: quem obtiver nota na redação inferior a 500 e nota nas áreas de conhecimento do Enem inferior a 400 será eliminado da concorrência. Já a previsão é que o listão do PS2016 seja divulgado no final de janeiro, conforme agenda de liberação de notas do Enem às universidades.

UFPA aumenta oferta de cursos para 2016 – este ano a UFPA oferta 170 cursos em 20 cidades onde mantém campi, polos ou convênios locais. Além do curso inédito de Engenharia de Bioprocessos, sediado em Belém, também serão criados quatro cursos no campus de Ananindeua e outros 11 cursos flexibilizados para várias cidades paraenses.

Ao todo são 6.778 vagas, 1.235 que serão ofertadas pelo Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação (Sisu) e 5.543 ofertadas por meio do edital do PS2016. O edital com todas as informações será publicado nos próximos dias no site do Ceps.



 

 

Já sabe quem são os candidatos do seu estado pra eleições 2022?

AC AL  AM  AP  BA  BRASIL  CE  DF  ES  GO  MA  MG  MS  MT  PA  PB  PE  PI  PR  RJ  RN  RO  RR  RS  SC  SE  SP  TO 

Deixe uma resposta

Ofertas