TRE do Pará realiza reunião com as forças de segurança de Canaã, Parauapebas, Curionópolis e Eldorado

Fotos: Leonardo Moraes / Ascom TRE do Pará.
Fotos: Leonardo Moraes / Ascom TRE do Pará.

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará) promoveu na terça-feira (09) no município de Parauapebas, no sudeste paraense, a reunião com as forças de segurança da região que abrange também, os municípios de Curionópolis, Canaã dos Carajás e Eldorado dos Carajás. O objetivo foi traçar um planejamento inicial para as Eleições Municipais no mês de outubro.

A reunião ocorreu no Fórum Eleitoral Desembargadora Izabel Vidal de Negreiros Leão, no bairro Cidade Nova e teve a participação dos chefes de cartório das Zonas Eleitorais (ZEs) da região: Eduardo José Fernandes (chefe de cartório da 58ª ZE); Wilson Maciel Públio Filho (chefe de cartório em exercício da 75ª ZE) e Luiz Felipe Azevedo Ferreira (chefe de cartório da 106ª ZE).

A diretora-geral do TRE do Pará, Nathalie Castro, agradeceu a presença de todos e explicou a relevância do planejamento, em conjunto, traçado a partir dessa reunião. “A parceria com os órgãos de segurança é sempre imprescindível e sem a qual não acontece a eleição. O objetivo dessa reunião é uma abertura de diálogo porque ninguém melhor do que as zonas eleitorais, que conhecem as especificidades da região, para elaborar junto aos órgãos de segurança o planejamento final para o pleito”, detalhou.

Parcerias

Participaram do momento o chefe da Polícia Judicial do Tribunal, Alexandre Santos; o chefe do Núcleo de Inteligência (Nint/TRE), Jorge Monteiro; a assessora especial executiva de apoio à Gestão, Márcia Sousa e a colaboradora Tássia Santos.

Pelas forças de segurança estiveram presentes o comandante do Comando de Policiamento Regional 14 (do 23° Batalhão da Polícia Militar), tenente-coronel Adilson Aquino, o diretor da Seccional da Polícia Civil, delegado Erivaldo Campelo da Silva; o comandante do Grupamento do Corpo de Bombeiros de Parauapebas, tenente-coronel Charles de Paiva Catuaba e o comandante do Grupamento de Canaã dos Carajás, major Renato Silva; o chefe de fiscalização do Detran, agente Willians Cavalcante, além da secretária adjunta municipal de Segurança Municipal e Defesa do Cidadão, Renata Santos, o diretor do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), Ezequiel Assunção da Silva e o comandante da Guarda Municipal de Parauapebas, Danyel Leyser.

O chefe da Polícia Judicial, Alexandre Santos, ressaltou que o planejamento de segurança se iniciou no ano passado e abrange as várias etapas do processo eleitoral até a diplomação, no mês de dezembro. “É muito importante essa integração entre os órgãos de segurança que vão trabalhar nas eleições. Algo muito positivo foi a primeira etapa – o Fechamento de Cadastro – quando tivemos um reporte das zonas eleitorais e das forças que estiveram no apoio, sem o registro de ocorrências”, observou.

A secretária adjunta municipal de Segurança e Defesa do Cidadão, Renata Santos, falou da relevância dos preparativos para outubro.

“É fundamental que nós possamos planejar conhecendo os números do eleitorado já consolidados para poder dimensionar as nossas forças e, assim, atuar de forma mais assertiva no dia da eleição. E, para esse ano, temos uma ferramenta adicional, que é a nossa Central de Atendimento e Despacho, no número 190, que nada mais é do que o núcleo de integração de todas as forças de segurança onde recebemos as demandas, denúncias e conseguimos tratar tudo de forma mais rápida”, detalhou.

O tenente coronel Aquino, do Comando de Policiamento Regional – 14, destacou a aproximação entre o TRE do Pará e os órgãos de segurança. “Essa via de contato é muito importante para que, no dia do pleito eleitoral, cada órgão saiba a sua função e a população possa exercer com toda a tranquilidade o direito à cidadania”, pontuou.

 

Texto: Rodrigo Silva / Ascom TRE do Pará.

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *