Em 2025, o Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) celebrará uma década de presença no sul e sudeste do estado com o evento “10 anos da unidade do TCE-PA em Marabá: fortalecendo a gestão e o controle no sul e sudeste do Pará”. O Centro de Convenções Leonildo Borges Rocha, em Marabá, será o palco desse encontro nos dias 10 e 11 de abril, reunindo mais de 500 participantes, entre gestores públicos, servidores, representantes de entidades e organizações do terceiro setor.
O evento será uma vitrine para discutir a atuação do TCE-PA e seu impacto na administração pública, estreitando o relacionamento com os jurisdicionados e a sociedade civil.
A programação do encontro promete trazer figuras de peso para debates essenciais sobre o futuro da governança pública. A Aula Magna de abertura, no dia 10, será ministrada pelo Ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho. Já no dia seguinte, as palestras se sucederão com temáticas, como o controle interno na gestão pública, a atuação preventiva do Ministério Público de Contas e, ainda, a aplicação da inteligência artificial na administração pública, com a presença de especialistas e autoridades da área.
A prefeita de Canaã dos Carajás, Josemira Gadelha, abrirá os trabalhos do dia 11 com uma palestra sobre a Contribuição do Controle Interno para o sucesso da Gestão. O Procurador-Geral do Ministério Público de Contas do Estado do Pará, Stephenson Oliveira Victer, se aprofundará no papel do Ministério Público de Contas na atuação preventiva e pedagógica do Tribunal de Contas, enquanto Patrick Alves, gerente de expediente da Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal, discutirá a Inteligência Artificial Aplicada à Governança Pública.
A programação também incluirá debates técnicos, como a gestão e controle de convênios públicos, com a apresentação do novo módulo de Transferências Voluntárias do Sistema e-Jurisdicionado.
Além das palestras e debates, o evento reafirma o compromisso do TCE-PA com os 37 municípios atendidos pela Unidade de Marabá, que oferece serviços essenciais para a população e os servidores, desde a prestação de informações sobre processos até a facilitação do agendamento de vistas a documentos e a tramitação de prestações de contas.
As inscrições para o evento podem ser realizadas através do SIGA da Escola de Contas Alberto Veloso, e são uma oportunidade imperdível para aqueles que desejam se aprofundar nas questões do controle externo e da gestão pública no estado.