Julgamento preocupa o maior projeto de ouro do país

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região deverá julgar na quarta-feira (6) se a mineradora canadense Belo Sun pode explorar ouro no município paraense de Senador José Porfírio, a 830 quilômetros de Belém.

A empresa alega ter investido mais de R$ 1 bilhão no projeto denominado “Volta Grande”. O Ministério Público Federal é contra a liberação da instalação.

A discussão gira em torno de um estudo de impacto da atividade nas áreas indígenas. O MP disse que a Belo Sun não apresentou relatório e, com base nisso, conseguiu suspender o projeto na 1ª Instância da Justiça.

Representantes da Belo Sun afirmam ter feito o estudo, mas que a Fundação Nacional do Índio (Funai) demorou quase um ano para dar respostas parciais sobre o relatório apresentado, além de não ter se manifestado de forma definitiva sobre a autorização de instalação no local.

Segundo Murilo Ramos, que assina a coluna Expresso da revista Época, a Belo Sun estuda até desistir do projeto se tiver de enfrentar uma maratona jurídica. Com informações da Época.

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *