Julgamento preocupa o maior projeto de ouro do país

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região deverá julgar na quarta-feira (6) se a mineradora canadense Belo Sun pode explorar ouro no município paraense de Senador José Porfírio, a 830 quilômetros de Belém.

A empresa alega ter investido mais de R$ 1 bilhão no projeto denominado “Volta Grande”. O Ministério Público Federal é contra a liberação da instalação.

A discussão gira em torno de um estudo de impacto da atividade nas áreas indígenas. O MP disse que a Belo Sun não apresentou relatório e, com base nisso, conseguiu suspender o projeto na 1ª Instância da Justiça.

Representantes da Belo Sun afirmam ter feito o estudo, mas que a Fundação Nacional do Índio (Funai) demorou quase um ano para dar respostas parciais sobre o relatório apresentado, além de não ter se manifestado de forma definitiva sobre a autorização de instalação no local.

Segundo Murilo Ramos, que assina a coluna Expresso da revista Época, a Belo Sun estuda até desistir do projeto se tiver de enfrentar uma maratona jurídica. Com informações da Época.

Deixe um comentário

Acompanhe as notícias de Investimentos, Criptos e Ações