Secretaria de Educação de Canaã adere prova nacional docente para contratação de professores para a educação básica pública

Anuncie Aqui

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) oficializou a adoção da Prova Nacional Docente (PND) como etapa obrigatória nos Processos Seletivos Simplificados (PSS) para a contratação de professores da educação básica na rede pública municipal. A decisão está em conformidade com as diretrizes do Ministério da Educação (MEC) e integra as ações do Programa Mais Professores para o Brasil, instituído pelo Decreto Federal nº 12.358/2025.

A PND será utilizada como etapa complementar nos processos seletivos da SEMED. O Secretário de Educação, Leonardo Cruz, explica que a prova será aplicada anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). “A instituição que conta com um conhecimento acumulado em avaliação, então esperamos um padrão de desempenho adequado dos candidatos para ingresso na rede de ensino de Canaã dos Carajás.”, destacou.

A prova é uma avaliação instituída pelo MEC para qualificar o processo seletivo de professores para as redes públicas de ensino do país e visa padronizar a avaliação de competências docentes, promovendo maior equidade e qualidade na seleção de profissionais para a rede pública de ensino.

O Secretário reforça ainda a importância do processo seletivo para docentes e  ressalta que em 2024, a Secretaria de Educação, em colaboração com a Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC), realizou processo seletivo para gestores escolares e em fase de conclusão do concurso público municipal que contempla vagas para o magistério. “Essas são ações legítimas de ingresso no serviço público com caráter impessoal, meritocrático e isonômico.”, disse.

Os candidatos devem  realizar a inscrição tanto na PND quanto no edital do PSS para docentes/SEMED. As inscrições no PSS para docentes da Secretaria Municipal de Educação só serão confirmadas se o candidato tiver realizado a inscrição na PND.

Confira os editais:

Uma resposta

Deixe um comentário

Acompanhe as notícias de Investimentos, Criptos e Ações

Pará sem Fogo