Durante ação de fiscalização em estabelecimento comercial do bairro Aldeia na manhã desta quinta-feira (26), agentes ambientais da Prefeitura de Santarém, via Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), realizaram o resgate de 02 curiós (oryzoburos angolensis), 01 papa-capim (sporiphila nigrivollis) e 01 tenten (coereba flaveola).
Os animais estavam abrigados em gaiolas, não apresentavam anilha que é uma espécie de anel fixado nas patas e nem documentação de autorização para criação, expedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) ou Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).
“Fomos atender uma solicitação de poluição sonora, mas ao chegarmos no local nos deparamos com os pássaros silvestres que estavam em situação irregular”, informou o agente ambiental Patrick Miléo.
Ao dono do comércio foi emitido auto de apreensão dos pássaros que foram encaminhados à Semma e serão soltos nesta sexta-feira (27).
Conforme a Lei Federal de Crimes Ambientais nº 9.605/1998, matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória é crime ambiental. O infrator está sujeito a pena de detenção de seis meses a um ano e multa.