10° Festival do ‘Cupuçaí’ acontece dias 26 e 27 de outubro em Santarém

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Foto: arquivo PMS/2018

Festival reúne os derivados de duas delícias do Pará: o açaí e o cupuaçu. Foto-Arquivo PMS-2018

A comunidade Santa Maria, pertencente ao Projeto de Assentamento Agroextrativista (PAE) Eixo Forte, promoverá neste sábado (26) e domingo (27), o 10º Festival do Cupuçaí, que reúne derivados de duas frutas típicas da região, o cupuaçu e o açaí. Durante os dois dias de programação haverá venda de derivados das frutas, como doces, sorvetes, tortas, licores e bombons, além da exibição de danças folclóricas, apresentação da rainha do festival e shows sociais e culturais. A estimativa dos organizadores é que pelo menos 5 mil pessoas passem pelo local nos dois dias de programação.

O festival é organizado pela Associação de Moradores da Comunidade Santa Maria (PAE Eixo Forte), com apoio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), através do Serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), por meio da empresa contratada Consulte e as Secretarias Municipais de Agricultura e Pesca (Semap), Cultura (Semc), Turismo (Semtur), além da iniciativa privada.

O evento tem o objetivo de resgatar o interesse da população local com a valorização da cultura do cupuaçu e açaí, além de destacar a importância socioeconômica que os produtos têm para a comunidade. O festival também constitui uma alternativa de renda para os comunitários. Vale ressaltar que as frutas são uma das principais produções da comunidade e são cultivadas no local.

Na edição deste ano, o festival reunirá shows de: Amaury Sales, Tadeu Santarém, Forró do Paredão e Ronaldo e Banda. Além disso, os comunitários irão atender o público, durante o horário de almoço, com a venda de refeições, inclusive à base de galinha caipira.

Ao longo de todo o ano, os comunitários se preparam para a realização do festival. Desde a colheita do cupuaçu, entre os meses de abril e maio, e do açaí, que já começa a dar frutos no início de setembro, até a definição das programações e o preparo dos produtos que serão vendidos na festa.

 



 

 

Já sabe quem são os candidatos do seu estado pra eleições 2022?

AC AL  AM  AP  BA  BRASIL  CE  DF  ES  GO  MA  MG  MS  MT  PA  PB  PE  PI  PR  RJ  RN  RO  RR  RS  SC  SE  SP  TO 

Deixe uma resposta

Ofertas