Praça da Bíblia se transforma em palco de celebração da cultura na 1ª edição do Festival Vale Carajás

Programação da Casa da Cultura faz da praça um ponto de encontro da memória da cidade e um espaço de oportunidades; atividades serão nos dias 31 de outubro e 1º de novembro e são totalmente gratuitas
OA Divulgação

A identidade canaãense terá um espaço para pulsar nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, quando ocorre a primeira edição do Festival Vale Carajás. Realizado pela Casa da Cultura de Canaã dos Carajás, um equipamento do Instituto Cultural Vale, a programação promete ser um ponto de encontro e oportunidades, onde a memória da população se fortalece por meio da cultura. A iniciativa promove uma semana de atividades multiculturais, formativas e de entretenimento e é totalmente gratuita.

Gabriela Sobral, diretora da Casa da Cultura de Canaã dos Carajás, comenta sobre a realização do Festival no município e como esse evento fortalece a identidade sociocultural do território. “O Festival Vale Carajás está trazendo para esse território do sudeste do Pará um festival que celebra as memórias, que celebra a identidade cultural e que vem discutir e debater também como uma plataforma de conhecimento, a construção identitária desse lugar, formado por migrantes, formado por pessoas de diversos lugares do país”, afirma a diretora.

A programação começa no dia 27 de outubro, com oficinas e palestras, e segue pela próxima semana com apresentações de música, ritmos e regionalidades. Todas as atividades são realizadas pela Casa da Cultura de Canaã dos Carajás. Saiba mais sobre a programação. Entre os artistas confirmados estão a Orquestra Aerofônica, Lynda Sousa, Girassóis, Naieme e Aqno, além dos intervalos musicais comandados pela DJ Pamela Duarth.

A expectativa dos artistas para as apresentações já é grande. Lynda Sousa, cantora, e ProefX, integrante da Orquestra Aerofônica, compartilham o sentimento de antecipação e de trocas com o público canaãense. “A minha expectativa é muito positiva. Eu tenho certeza de que vai ser um momento lindo de troca, aprendizado e de celebração da arte feita aqui no Pará”, afirma a cantora Lynda. “Sempre que eu tenho a oportunidade de participar de um evento assim, eu sinto que é uma chance de fortalecer não só minha caminhada como artista, mas também de me conectar com outras vozes que têm histórias parecidas, e que acreditam na cultura como força transformadora”, complementa Lynda.

O músico ProefX também reflete sobre a volta ao palco no município: “Esse será nosso terceiro show em Canaã dos Carajás, então já estamos nos sentindo meio em casa. O público local é maravilhoso, sempre foi muito receptivo e empolgado com o nosso som. No próximo dia 31, esperamos que todos cheguem juntos pra curtir conosco”, afirma o músico.

Descentralização Cultural 

Além da diversidade de gêneros musicais presentes nas apresentações, o Festival Vale Carajás é uma oportunidade de expansão da música paraense, levando experiências e vivências culturais para locais fora do eixo central do estado. Esse é um dos pilares do evento, que integra as ações de fomento sociocultural da Casa de Cultura de Canaã dos Carajás.

AQNO, cantor e compositor de Marabá, destaca a importância de eventos voltados para as demais regiões do Pará. “Defendo muito essas ações de circulação para o estado inteiro, mas principalmente para o interior. A gente sabe que as cidades do interior têm poucos aparelhos de cultura, poucos festivais e poucas mostras artísticas. Então, uma ação como essa é super importante, fico muito feliz de poder voltar para Canaã dos Carajás”, celebra o cantor AQNO.

“O Festival tem um monte que a gente acha muito bonito: quando um palco se acende, uma comunidade inteira se ilumina. Então é com esse objetivo de justamente celebrar essas pessoas desse território que o festival acontece”, finaliza Gabriela Sobral, diretora da Casa de Cultura de Canaã dos Carajás. 

Também integra a programação de shows a Escola de Dança da Casa da Cultura.

Ciclos Formativos

A programação do Festival começa na segunda-feira, 28, com a Oficina de Herbário Sensível, ministrada por Fiama Rodrigues. O objetivo é proporcionar uma aproximação entre seres humanos e plantas a partir da arte, atravessando aspectos afetivos e da memória. As oficinas são gratuitas, e serão ministradas na Casa da Cultura até o dia 29 de outubro. Para mais detalhes, entre em contato pelo WhatsApp: (94) 99220-3451.

Na quinta-feira, 30, o Festival Vale Carajás ministra três palestras especiais, abordando temas de Comunicação Indígena, relações entre fauna e flora e diálogos sobre gestão cultural no território. As palestras pretendem mobilizar a comunidade em temas globais com recortes regionais, proporcionando um espaço de escuta e aprendizado entre público e ministrantes.

Música

Já nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, artistas da região Norte dominam o line-up, que reúne tecnobrega, carimbó, zouk, música instrumental e muito mais. Nomes da música paraense contemporânea estarão presentes, como o cantor e compositor AQNO, a marajoara Naieme, além da Escola de Música e Dança da Casa de Cultura de Canaã dos Carajás. 

Programação completa

Festival Canaã dos Carajás

Data: de 27 de outubro a 1º de novembro

Público: Livre

Mais informações: (94) 99220-3451

Oficinas:

Oficina de Herbário Sensível com Fiama Rodrigues

Data: 28/10

Horário: 14h

Local: Casa da Cultura de Canaã dos Carajás

Classificação: Livre

Oficina de Construção de Aparelhagens de Tecnobrega com Materiais Recicláveis Com Wendrel Diblack

Data: 27/10

Horário: 16h

Local: Casa da Cultura de Canaã dos Carajás

Classificação: Livre

Oficina de Criação de Horta com Cassiane Bassoli, Paisagista e Proprietária da Floricultura Life Garden

Data: 29/10

Horário: 14h

Local: Casa da Cultura de Canaã dos Carajás

Classificação: Livre

Palestras:

Palestra: “Comunicação indígena: Pautando a Crise Climática” – Festival Vale Carajás

Data: 30/10/2025

Horário: 8h

Local: Casa da Cultura de Canaã dos Carajás

Público: Alunos da Escola Estadual Irmã Laura de Martins Carvalho.

Classificação: Livre

Palestrante: André Pereira Guajajara

Palestra: “Vida em Verde: A Conexão entre Floresta e Fauna” – Festival Vale Carajás

Data: 30/10/2025

Horário: 14h

Local: Escola Fernanda Leite

Classificação: Livre

Palestrante: Schweyka Holanda

Palestra: A Gestão Cultural para a Transformação Social – Festival Vale Carajás

Data: 30/10/2025

Horário: 19h

Local: Casa da Cultura de Canaã dos Carajás

Público: Livre

Classificação: Livre

Palestrante: Herick Bruno de Carvalho

Shows | Festival Vale Carajás

Datas: 31 de outubro, às 19h; 1º de novembro, às 17h

Local: Praça da Bíblia, Canaã dos Carajás

Informações: (94) 99220-3451

Classificação: Livre

31 de outubro: sexta-feira

  • Núcleo de Iniciação Cultural (NIC)
  • Escola de Música da Casa da Cultura
  • Orquestra Aerofônica 
  • Lynda Sousa,
  • DJ Pamela Duarth.

1º de novembro: sábado

  • Escola de Dança da Casa da Cultura
  • Girassóis
  • Naieme
  • Aqno
  • DJ Pamela Duarth

Deixe um comentário

Acompanhe as notícias no WhatsApp



+ MAIS ASSUNTOS