PF encontra indícios de trabalho escravo em fazenda do Pará

Polícia Federal encontra fazenda com possível situação de trabalho análogo à escravidão em Itupiranga
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

As ações de combate aos trabalhos análogos à escravidão vem se intensificando em todo o país e nas regiões sul e sudeste do Pará. As ações são realizadas, acompanhadas e fiscalizadas pelo Ministério Público do Trabalho, Conselho Nacional do Ministério Público, pela Organização Mundial do Trabalho e pela Polícia Federal.

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (13) a “Operação Sem Volta para Casa”, que  visa combater o crime de redução a condição análoga à de escravo. Está sendo cumprido mandado de busca e apreensão no município de Itupiranga, distante cerca de 50 quilômetros de Marabá no sudeste paraense.

A investigação apura se um grupo de trabalhadores, composto inclusive por crianças e idosos, estaria sendo submetidos a trabalhos degradantes, sem condições de higiene, sem direitos trabalhistas garantidos e sem alojamento adequado, bem como restrição da liberdade por dívidas e vigilância constante.A cozinha não tem nem as mínimas condições de vida humana

Se confirmada a hipótese criminal, os investigados poderão cumprir pena que poderá ultrapassar os 12 anos, considerando a presença de crianças e adolescentes entre as vítimas.

As investigações estão em andamento. O nome da operação é uma referência aos trabalhadores que alegaram impedimento de deixar a localidade por dividas e vigilância constante. Foi adotada logística especial de preservação de todos os envolvidos na missão, a fim de preservar a saúde com a finalidade de evitar o contágio do Covid-19.

  Em Canaã, criminosos arrombam casa e roubam fardo de arroz

Com informações do DOL



 

 

Já sabe quem são os candidatos do seu estado pra eleições 2022?

AC AL  AM  AP  BA  BRASIL  CE  DF  ES  GO  MA  MG  MS  MT  PA  PB  PE  PI  PR  RJ  RN  RO  RR  RS  SC  SE  SP  TO 

Deixe uma resposta

Ofertas