O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (SINTEPP) – Subsede Parauapebas – confirmou, após deliberação em Assembleia Geral, que a categoria vai paralisar as atividades no próximo dia 10 de abril, uma quinta-feira, como forma de pressionar o retorno da mesa de negociação com a Prefeitura.
Segundo o sindicato, a paralisação tem como principal pauta a falta de reajuste salarial adequado para os servidores da educação municipal. A entidade afirma que o impasse se agravou após a Prefeitura contratar 600 assessores, sem concurso, gerando um impacto superior a R$ 50 milhões na folha de pagamento, com salários que podem chegar a R$ 15 mil.
“Vamos parar pro diálogo voltar! A base está unificada e a mobilização visa resgatar os acordos firmados e o respeito institucional com a categoria da educação”, afirma o comunicado oficial do SINTEPP.
Além da paralisação, o sindicato anunciou uma visita ao gabinete do prefeito, numa ação simbólica para cobrar postura republicana e responsabilidade com os recursos públicos. A direção do SINTEPP reforça que a mobilização será pacífica, organizada e firme, buscando manter os princípios do diálogo e da boa prática pública.
Mobilização em curso
Segundo divulgação nas redes sociais, até o dia da paralisação, o SINTEPP manterá a categoria informada por seus canais oficiais de comunicação e convida a população a acompanhar, comentar e compartilhar os materiais da mobilização: