Salão de Artes Movimenta Pebas será inaugurado no próximo sábado

A abertura da exposição será realizada no Centro Cultural Parauapebas no dia 6, às 17h. A mostra ficará aberta ao público, gratuitamente, até 20 de agosto.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Iramar Obra Liberdade Foto: Ivan Oliveira

No próximo sábado, 6/8, o Centro Cultural Parauapebas abre as portas para receber os visitantes do Salão de Artes Movimenta Pebas. A mostra reúne obras inéditas de cinco artistas plásticos da cidade: Iramar Gomes, Natany Rodrigues, Roberlan Moraes, Robson Lima e Vanessa Soares. A abertura acontecerá às 17h, com a presença dos artistas e curadores Gilberto Scarpa e Afonso Camargos. Na ocasião, os artistas serão premiados, e será anunciada a ordem de classificação de cada um. A exposição seguirá aberta ao público até o dia 20, com entrada gratuita.

Patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Salão de Artes faz parte das ações de artes plásticas do projeto Movimenta Pebas. Com a temática Expressões do Norte, a exposição apresenta obras que evidenciam a riqueza das práticas culturais e saberes do Norte do Brasil, com destaque para a natureza em meio às manifestações tradicionais, como o bumba-meu-boi e o pavulagem. Também figuras femininas e indígenas estão presentes nos trabalhos, enfatizando as diversas contribuições dadas pelas diferentes comunidades que escreveram e seguem presentes na história da região.

“Isso só foi possível porque contamos com o talento e com a vivência de artistas da cidade, que realizaram trabalhos a partir de uma diversidade de linguagens, estilos e abordagens artísticas”, comenta Gilberto Scarpa, um dos curadores da exposição. 

Natany, Iramar e Roberlan foram selecionados com as pinturas “Mulher de Chapéu”, “Liberdade” e “Perseverança”, respectivamente. Já Vanessa inscreveu a obra em aquarela “Mãe Natureza”, e Robson Lima, a escultura “Mãe d´Água”.

Esta é a segunda vez que Iramar Gomes participa do projeto, mas é a primeira em que vai expor em uma mostra presencial. “Eu comecei a fazer pintura na adolescência. Praticava no meu caderno escolar e, então, conheci o trabalho de alguns artistas que pintavam muros. A minha inspiração é a natureza”, conta o pintor de letreiro, muro e tela.

Galeria virtual

No final de agosto, as obras expostas no Salão de Artes Movimenta Pebas vão compor uma galeria virtual, no site movimentapebas.art.br, junto a trabalhos criados por outros 22 artistas plásticos selecionados pelo projeto, por uma comissão formada por Afonso Camargo, André Amparo, Camila Buzelin, Davi DMS e Isabela Prado.

Movimenta Pebas

Desde 2020, o projeto Movimenta Pebas promove, na cidade de Parauapebas, uma extensa programação cultural, totalmente gratuita e com acessibilidade. O projeto já beneficiou diretamente mais de 670 artistas das áreas de artes cênicas, música, audiovisual e artes plásticas. 



 

 

Já sabe quem são os candidatos do seu estado pra eleições 2022?

AC AL  AM  AP  BA  BRASIL  CE  DF  ES  GO  MA  MG  MS  MT  PA  PB  PE  PI  PR  RJ  RN  RO  RR  RS  SC  SE  SP  TO 

Deixe uma resposta

Ofertas