Salão de Artes Movimenta Pebas abre chamada para seleção de artistas plásticos de Parauapebas

Projeto conta com patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura. As inscrições podem ser feitas a partir de amanhã, 17 de maio, até 5 de junho
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Na primeira edição do projeto, artistas de Parauapebas selecionados em edital participaram de residência com o artista plástico Afonso Camargo | Créditos: Ícaro Matos

O projeto Movimenta Pebas abre chamada para seleção de artistas plásticos de Parauapebas, interessados em participar do Salão de Artes Movimenta Pebas. Podem ser inscritas obras de pintura, aquarela, desenho, gravura e escultura. O total de 20 artistas serão selecionados e os cinco trabalhos mais bem avaliados pelo júri serão premiados e expostos presencialmente no Centro Cultural Parauapebas (CCP).

O projeto, que conta com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, chega à sua segunda edição, com a missão de valorizar os artistas da cidade e oferecer uma programação diversificada e totalmente gratuita à população. Neste ano, serão contempladas as áreas de teatro, dança, música e artes plásticas.

A segunda edição do projeto inova e traz como temática as “Expressões do Norte”, com o intuito de reconhecer e valorizar as diversas práticas culturais e os saberes da região. Com esta temática, o projeto visa refletir, por meio de suas ações, a riqueza e a multiplicidade de expressões encontradas no Norte do Brasil, fruto das contribuições dadas pelas diferentes comunidades que habitam a região, na culinária, nas festas, na religiosidade e nas práticas cotidianas.

O Movimenta Pebas tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e é realizado pela Vivas Cultura e Esporte e Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo – Governo Federal.

  Nasce um moderno projeto de mineração entre Parauapebas e Curionópolis
Gomes R Ferreira, artista plástico de Parauapebas, foi um dos selecionados para a residência artística em artes plásticas na 1ª edição do Movimenta Pebas | Créditos: Ícaro Matos

Inscrições

As inscrições para o Salão de Artes Movimenta Pebas são reservadas a artistas residentes em Parauapebas, com idade mínima de 18 anos e é permitida a participação das pessoas contempladas na primeira edição do projeto. O artista que deseja se inscrever pode enviar fotos de até cinco obras de arte, inéditas e realizadas a partir de 2019. Serão aceitas obras nas modalidades pintura, aquarela, desenho, gravura e escultura, e que contemplem a temática Expressões do Norte.

Seleção

As obras inscritas serão avaliadas por um júri artístico, de acordo com os critérios: qualidade artística, criatividade, originalidade, contemporaneidade e adequação à temática “Expressões do Norte”. O resultado da primeira etapa, com os 20 selecionados, será divulgado no dia 8 de junho de 2022.

A exposição na galeria virtual do Salão de Artes Movimenta Pebas acontecerá a partir do dia 27 de junho de 2022, no site do projeto. Já na segunda fase, 20 obras (uma por cada artista) passarão por um novo processo avaliativo e as cinco obras escolhidas serão premiadas e vão compor a exposição presencial a partir de 6 de agosto no Centro Cultural Parauapebas.

Movimenta Pebas

Desde 2021, o projeto Movimenta Pebas promove, na cidade de Parauapebas, uma extensa programação cultural, totalmente gratuita e com acessibilidade. O projeto beneficiou diretamente mais de 670 artistas, das áreas de artes cênicas, música, audiovisual e artes plásticas. O projeto segue com a missão a valorizar as expressões culturais e a produção artística regional, a formação por meio de atividades ofertadas a artistas e público, sempre pautadas pela diversidade de gêneros e estilos.

  Surto de Coceira atinge escola de Canaã e alunos vão parar no hospital

Serviço
O que? Inscrições Salão de Artes Movimenta Pebas
Quando? De 17 de maio a 5 de junho
Onde? Edital e formulário de inscrição disponíveis no @movimentapebasoficial

Informações complementares serão prestadas pelo e­‐mail movimentapebas@gmail.com e/ou pelo WhatsApp via mensagem para o número (94) 99251-8189.



 

 

Já sabe quem são os candidatos do seu estado pra eleições 2022?

AC AL  AM  AP  BA  BRASIL  CE  DF  ES  GO  MA  MG  MS  MT  PA  PB  PE  PI  PR  RJ  RN  RO  RR  RS  SC  SE  SP  TO 

Deixe uma resposta

Ofertas