Os primeiros cinco nomes do próximo governo de Parauapebas, liderado por Aurélio Goiano, foram revelados na noite da última quinta-feira (14). Quer saber quem são os escolhidos? Dá uma espiadinha nos novos nomes! O primeiro anunciado foi Hipólito Gomes, que assumirá a Secretaria Municipal de Segurança e Defesa do Cidadão (SEMSI). Engenheiro civil, especialista em trânsito e transporte, e também empresário, Hipólito tem um histórico marcante, sendo o responsável por implantar a secretaria e a Guarda Municipal.
Na Secretaria de Saúde (SEMSA), o selecionado foi o médico Dr. Marcos Vinícius, enquanto o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (SAAEP) será liderado pelo engenheiro mecânico Erikson Nunes. Já para a Assessoria de Comunicação (ASCOM), quem assume é Bariloche Silva, conhecido pelo trabalho no site Pebinha de Açúcar. Para o comando do Programa de Saneamento Ambiental (PROSAP), o nome anunciado foi o do engenheiro civil Thiago Batista. Durante uma sessão recente, o próprio Aurélio Goiano revelou ainda que sua esposa Beatriz deve assumir a Secretaria da Mulher (SEMMU), movimentando os bastidores políticos da cidade.
A expectativa agora é que na próxima segunda-feira ou a qualquer momento, novos nomes sejam anunciados, dando sequência à montagem do secretariado do novo governo.
Nossa reportagem do Portal Canaã levantou quantas secretarias a atual gestão dispõe. Atualmente, Parauapebas conta com uma estrutura robusta de secretarias, incluindo a SEMAD, de Administração; a SEMAS, de Assistência Social; a SEDEN, de Desenvolvimento; a SEMEL, de Esporte e Lazer; a SEFAZ, de Fazenda; além do Gabinete do Prefeito. A cidade ainda mantém a SEHAB, de Habitação; a SEJUV, de Juventude; a SEMMA, de Meio Ambiente e Sustentabilidade; a SEMMECT, de Mineração, Energia, Ciência e Tecnologia; a SEMMU, da Mulher; e a SEMSA, de Saúde. Também estão na lista a SEMED, de Educação; a SECULT, de Cultura; a SEGOV, de Governo; a SEMSI, de Segurança e Defesa do Cidadão; a SEMPROR, de Produção Rural; a SEMOB, de Obras; a SEMTUR, de Turismo; e a SEMURB, de Urbanismo.
Ainda não se sabe se a próxima gestão seguirá com essa ampla estrutura ou se fará uma redução no número de pastas. Além das secretarias, Parauapebas dispõe de órgãos importantes como a Assessoria de Comunicação, a Controladoria Geral do Município, o Departamento de Arrecadação, o PROCON, a Procuradoria Geral e as Relações com a Comunidade. Também fazem parte da estrutura o DMTT, Departamento de Trânsito e Transporte, e a Ouvidoria, que desempenham papéis essenciais para a população.
E não para por aí! A bilionária cidade também conta com coordenadorias estratégicas como as de Convênios, Regularização Fundiária, Defesa Civil, Central de Licitações e Contratos (CLC), Polo Moveleiro, Recursos Humanos, Tecnologia da Informação e Comunicação, e da Pessoa com Deficiência. Com tantos órgãos, fica a dúvida: será que o novo governo manterá essa estrutura robusta ou optará por enxugá-la? A resposta vem nos próximos capítulos!