Novo Ramal Ferroviário, para o S11D, poderá ser reavaliado em Parauapebas

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Na Indicação nº 84/2015, o vereador Bruno Soares (PP) solicitou ao Conselho Municipal de Políticas Culturais de Parauapebas a elaboração de um documentário sobre os impactos socioambientais do ramal ferroviário no município.

O ramal ferroviário, que visa criar a infraestrutura necessária ao escoamento da futura produção da usina S11D, prevista para entrar em operação em 2016, percorrerá aproximadamente 13 quilômetros no município de Parauapebas, na zona rural e urbana.

Segundo Bruno Soares, os grandes impactos socioambientais estão sendo gerados com as obras de infraestrutura, levantando discussões em todo segmento da sociedade. “O documentário deverá fazer o registro dos desafios enfrentados por uma região rica em minério, com um modelo econômico pensado para torná-la uma das maiores produtoras mundiais de minério, que está impactada por essa grande obra, não só na instalação da infraestrutura, mas no seu funcionamento, bem como deverá levantar as perspectivas do futuro para essa região”, explicou.

O parlamentar destacou que o documentário deverá abordar a área diretamente afetada, que é mais suscetível a receber os impactos decorrentes da execução das obras e das atividades operacionais, que é a faixa de domínio da ferrovia, bem como a área de influência indireta.

  Onça-pintada: Parque Zoobotânico Vale tem novo residente

Os impactos significativos e passíveis de identificação nas diferentes etapas do empreendimento já foram levantados pelo Estudo de Impacto Ambiental nos processos de licenciamento da ferrovia, bem como o grupo técnico para acompanhamento da implantação do ramal ferroviário, sob coordenação da Secretaria Municipal de Planejamento, que já elencou importantes impactos socioambientais para Parauapebas.

Bruno Soares ressaltou ainda ser necessário que na elaboração do documentário os trabalhos sejam integrados com todas as secretarias afins, para que tenha um instrumento de registro completo para as tomadas de decisões presentes e futuras.

A proposição foi discutida e aprovada pelos parlamentares.

Texto: Josiane Quintino
Fotos: Anderson Souza
AscomLeg



 

 

Já sabe quem são os candidatos do seu estado pra eleições 2022?

AC AL  AM  AP  BA  BRASIL  CE  DF  ES  GO  MA  MG  MS  MT  PA  PB  PE  PI  PR  RJ  RN  RO  RR  RS  SC  SE  SP  TO 

2 respostas em “Novo Ramal Ferroviário, para o S11D, poderá ser reavaliado em Parauapebas”

Deixe uma resposta

Ofertas